conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Grupo vai acompanhar processos

PENSÕES DO IPSEMG

Um grupo formado por representantes do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e de entidades de classe vai acompanhar de perto a tramitação de processos para concessão e revisão de valores de pensões pagas pelo estado. Essa foi a saída encontrada ontem pela manhã, em encontro na sede do Ipsemg, para tentar reduzir os prazos na apreciação dos processos que chegam ao órgão. Os sindicalistas alegam que a média é de 4 meses e, em alguns casos, de um ano, enquanto a direção do Ipsemg argumenta que não passa de 15 dias úteis.

Outro problema apontado pelos representantes dos pensionistas é que os reajustes concedidos aos servidores da ativa não são repassados automaticamente aos inativos. O Ipsemg justifica que são várias as categorias hoje no Executivo, portanto é necessário estudo de cada caso antes de conceder qualquer benefício. Recadastramentos são feitos constantemente para evitar que pessoas já falecidas continuem a onerar a folha de pagamentos.

“Temos pensionistas de até 90 anos que demoram até quatro meses para receber o valor atualizado. E quando é verificado o aumento, nem é paga a diferença do tempo que o processo tramitou”, argumenta a presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do Estado de Minas Gerais (Afaemg), Maria Helena Mansur. A proposta é que, a partir de agora, a requisição possa ser feita diretamente pelo pensionista ou com o acompanhamento do sindicato.

De acordo com Antônio Karam, o Ipsemg já adotou várias medidas para a reduzir a burocracia e modernizar o órgão, o que tem ajudado a reduzir os prazos para até 15 dias. Segundo ele, somente nos primeiros seis meses de 2007, foram concedidas cerca de mil pensões e atualizadas outras 7 mil.

Com a criação do grupo, a direção do Ipsemg promete que os beneficiários e entidades de classe poderão acompanhar o andamento dos processos, o que deverá agilizar as decisões. “Em vez de simplesmente protocolar o pedido de pensão ou de atualização, o pensionista passará a ter um contato direto com a diretoria previdenciária”, assegurou Karam. Atualmente, são cerca de 36 mil pensionistas do serviço público do estado.

Fonte: Jornal Estado de Minas.
(Incluída em 04/07/2007 às 08:55)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524