conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Manifestação de solidariedade e cidadania no Fórum Lafayette

CAMPANHA

Juízes, servidores e cidadãos que estiveram na manhã de ontem no Fórum Lafayette, no Barro Preto, região Centro-Sul da capital, deram uma manifestação de solidariedade durante campanha de doação de sangue organizada pela Fundação Hemominas e a diretoria administrativa do fórum. Um posto de coleta, em escala reduzida, foi montado para receber os voluntários. Cerca de 100 pessoas já se candidataram a doar sangue nos dois dias da mobilização, que continua amanhã, das 8h às 11h.

A idéia da campanha, de acordo com a coordenadora da Central de Perícias Médicas do fórum, Vanessa de Maria Porfílio Vieira, surgiu quando o diretor administrativo Marcos Marinho ficou sabendo que 34 cirurgias tinham sido suspensas, em virtude do baixo estoque de sangue no Hospital das Clínicas. “A direção do fórum se sentiu engajada a participar da campanha. Está havendo uma interação muito importante, pois desde os juízes até os responsáveis pela limpeza estão participando”, diz a coordenadora.

Uma hora antes do início da coleta, o escrivão Eutides Sarmento já estava na fila esperando para fazer uma das primeiras doações. “Nunca tive oportunidade de doar. Agora vou me tornar um doador nato”, diz o servidor. “É um gesto de solidariedade que dá esperanças a muita gente”, considera o escrivão, que promete fazer novas doações a cada três meses. Luciana Alcântara de Souza, oficial de apoio da 1ª Vara Empresarial, também nunca havia doado. “A gente sempre fala que falta tempo para doar. Com essa iniciativa do Hemominas de vir ao local do nosso trabalho, facilitou muito”, afirma a servidora, que fez sua primeira doação. “É uma questão de cidadania. Mesmo que eu não venha precisar, temos que ajudar os outros”, diz a oficial, que convocou os colegas de trabalho para serem doadores.

A demanda pelas coletas externas, trabalho feito pelo Hemominas desde 2005, tem crescido, informa a coordenadora do trabalho, Zélia Otoni. A agenda de doação para julho e agosto já está praticamente preenchida. “As campanhas nas empresas, universidades e órgãos públicos são o impulso que faltava para muitas pessoas. Eles vêem colegas doando e se sentem estimuladas.” Cada doação recolhida pode ajudar quatro pessoas que necessitam de sangue. Todas as pessoas que se candidatam à doação fazem cadastro, avaliação médica e passam por triagem hematológica.

Segundo a Fundação Hemominas, iniciativas como a do fórum são importantes nessa época do ano, em que é menor comparecimento dos doadores, devido ao tempo seco, que aumenta os problemas de infecções respiratórias, e às férias, quando muitos dos voluntários cadastrados deixam a cidade. Apesar do estoque flutuante, a assessoria do Hemominas informa que o número de comparecimento às doações ainda é considerado bom, mas ressalta a importância de as pessoas doarem não só nessa época, mas durante todo o ano.

Fonte: Jornal Diário da Tarde.
(Incluída em 04/07/2007 às 10:45)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524