conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Licitação deflagra crise no TJMG

NOVA SEDE


Conforme noticiado pelo Novojornal diversas vezes, os editais para construção da nova sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) continham flagrantes e insanáveis erros que favoreciam algumas empresas participantes do certame.

Depois de uma tumultuada tramitação, a comissão de licitação havia optado pelo cancelamento do possesso de concorrência por considerar o “certame ilícito”, além de irregularidades na documentação, apresentada pelas empresas, o que vigorou, até a última quinta feira dia (19), com a publicação no Órgão Oficial do TJMG da decisão do presidente da comissão e do Tribunal desembargador Orlando Adão de Carvalho, dando provimento ao recurso e mantendo o certame.

Classificadas estão as empresas: Delta Construções do Rio de Janeiro, Schain Engenharia de São Paulo e Santa Bárbara de Minas Gerais, que haviam apresentado recurso contra a decisão da comissão, revogada pelo presidente.

A obra está, inicialmente, orçada em R$ 350 milhões, mas facilmente ultrapassará R$ 1 bilhão.

Há cerca de três meses, empresários do setor, que denunciavam que seria uma licitação de cartas marcadas, publicaram o resultado do certame licitatório de maneira cifrada na imprensa e, a empresa indicada na publicação como ganhadora, está entre as finalistas.

Uma pergunta deve ser feita.

Por que, contrariando a decisão da maioria dos membros da licitação, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, de forma tão incisiva, resolveu manter a licitação?

Em Minas Gerais a situação das instituições se encontra da mesma forma que no resto do país.

Existe uma nítida aparência de “final de festa”, vale tudo.

A sociedade assiste assustada e descrente.

Fonte: Novo Jornal.
(Incluída em 24/07/2007 às 09:25)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524