conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Justiça Eleitoral inicia revisão em MG

JUSTIÇA

A partir do próximo dia 30, mais de 45 mil eleitores de oito cidades do Estado precisam se apresentar à Justiça Eleitoral para uma revisão do eleitorado. Todos eles estão obrigados a comparecer aos cartórios eleitorais apresentando um comprovante de residência ou demonstrar algum vínculo com a cidade nas quais estão inscritos. Quem não se apresentar até 28 de setembro pode ter o título cancelado. Além das cinco cidades já divulgadas por O TEMPO (Piedade de Caratinga, Machacalis, Rodeiro, Santana da Vargem e São João do Oriente), ontem, o TRE acrescentou Icaraí de Minas, Tiradentes e Crisólita na lista de verificações.
A partir da conclusão da revisão, o Ministério Público é ouvido e, depois, o juiz eleitoral de cada município pode determinar o cancelamento dos títulos irregulares. A revisão deverá ser feita ininterruptamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, sendo que postos volantes podem ser montados nas localidades para ajudar no processo. É o caso de Rodeiro, a 290 km de Belo Horizonte, na Zona da Mata, onde o cartório eleitoral fica em Ubá (sede da comarca), distante 15 km.

Cancelamentos
Somente este ano, 17 cidades de Minas Gerais passaram pela correição eleitoral que antecede a revisão. A partir do dia 20 deste mês, outros 11 municípios serão submetidos à correição que deve ir até 18 de setembro. O juiz eleitoral da comarca a qual o município pertence coordena uma conferência por amostragem em cada seção. Entre 1% e 5% dos eleitores devem ser visitados e ao final, caso as irregularidades passem de 15%, o corregedor determina que seja feita a revisão total do eleitorado.

Fonte: Jornal O Tempo
(Incluída em 14/08/2007 às 09:40)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524