conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Deputados vão a Ponte Nova, nesta quarta (29), avaliar situação de presídios

CHACINA


A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais estará em Ponte Nova, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (29/8/07) para debater, em audiência pública, a situação da guarda dos presos na cadeia pública da cidade e obter esclarecimentos sobre a morte de 25 detentos, após rebelião e incêndio ocorridos na madrugada do último dia 23. A audiência, solicitada pelos deputados Luiz Tadeu Leite (PMDB) e Ruy Muniz (DEM), será na Câmara Municipal de Ponte Nova (Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74), às 13 horas, e terá a participação do secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior, que já confirmou presença.

Para o deputado Luiz Tadeu Leite, nesta quarta-feira os deputados terão a oportunidade de debater com o secretário o atual sistema prisional do Estado. "Embora o nível de segurança do nosso sistema prisional seja bem confiável, precisamos estar atentos para que tragédias como essa não se repitam", afirmou. "A morte dos presos de Ponte Nova é a segunda maior tragédia do sistema prisional registrada no Brasil, perdendo apenas para a do Carandiru", continuou o deputado. Ele alertou ainda para a necessidade de transferência do controle das unidades prisionais para a Secretaria de Defesa Social. A cadeia de Ponte Nova é uma das que ainda estão sob a responsabilidade de policias civis e militares.

Na reunião da Comissão de Direitos Humanos da última quinta-feira (23), o presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), afirmou que em maio, na última das três visitas da comissão à cadeia, os presos apresentaram denúncias de superlotação e ameaças de morte e, em outro encontro, familiares dos detentos alertaram sobre os perigos da guerra entre gangues dentro e fora da cadeia. O deputado Ruy Muniz lembrou também a importância de os familiares dos presos acompanharem periodicamente a situação das cadeias e cobrarem do Estado as providências necessárias.

Convidados - Além do secretário de Defesa Social, foram convidados para a reunião de Ponte Nova o subsecretário de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social, Genilson Ribeiro Zaferino; o chefe da Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro Castro; e o delegado de Polícia da Cadeia Pública da Comarca de Ponte Nova, Wanderley José Miranda.

Fonte: Site ALMG
(Incluída em 28/08/2007 às 11:45)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524