conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Dia seguinte dos mensaleiros

MENSALÃO

Dos três políticos mineiros processados pelo STF, apenas o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, vai encarar as urnas em 2008. Os ex-deputados Romeu Queiroz e João Magno não disputam

Dois dos três políticos mineiros que estão sendo processados pelo Supremo Tribunal Federal na ação que investiga o esquema do mensalão não têm intenção de disputar cargo eletivo até o julgamento final: os ex-deputados federais Romeu Queiroz (PTB) e João Magno (PT) estão mais ocupados com a vida profissional. Empresário e dono de pelo menos seis fazendas de gado, Queiroz acaba de inaugurar duas novas concessionárias de carros e motos na cidade natal, Patrocínio, no Alto Paranaíba, onde já possui duas concessionárias das marcas Fiat e Ford. Magno aguarda a nomeação para um cargo de segundo escalão no governo federal, mas já foi avisado de que deverá esperar mais alguns meses, até a poeira baixar. Já o ex-ministro dos Transportes do governo Lula, Anderson Adauto (PMDB), conta com apoio do PT de Uberaba para se candidatar à reeleição para prefeito no ano que vem.

Em nota oficial, divulgada logo depois da decisão do STF, Adauto avisou que continua “no pleno exercício de seus direitos da cidadania, inclusive os políticos, sem qualquer restrição”. Procurado por dois dias pelo Estado de Minas, o prefeito não quis se pronunciar, mas o presidente do PTB local, Alexandre Pires, esteve em Belo Horizonte conversando com a direção estadual do PMDB sobre a candidatura e garante: “O nosso nome e o do PT para a prefeitura é o de Anderson Adauto. Nada mudou com a decisão do Supremo”, diz.

Os assessores de Adauto divulgam pesquisa encomendada pela própria prefeitura ao instituto Vox Populi e feita entre os dias 1º e 3 de julho, que mostram aprovação de Adauto por 74% da população. No PT, a única objeção para a aliança com Adauto é do ex-deputado estadual Adelmo Leão, mas segundo fontes da direção estadual do partido, Adelmo terá que se curvar aos interesses do Palácio do Planalto. Um dos padrinhos da recandidatura é o vice-presidente José Alencar (PRB).

Desde que deixou a Câmara, no fim do ano passado, Romeu Queiroz tem concentrado seus investimentos como empresário em Patrocínio. Depois de se afastar da direção de uma empresa de ônibus urbano em Contagem, a Transamazonas, Queiroz vinha se dedicando às fazendas e a duas concessionárias de carros. No último fim-de-semana, inaugurou uma concessionária de motocicletas Suzuki e uma revenda de veículos usados, num prédio recém-construído numa das principais avenidas da cidade. Apesar de ter voltado a Patrocínio, o comentário entre os políticos locais é que Romeu estaria fragilizado politicamente, e não teria intenção de recomeçar a partir da disputa pela prefeitura.

No ano passado, apesar de ter sido o deputado federal mais votado do PTB mineiro, com 59 mil votos, Romeu Queiroz não conseguiu se reeleger para o terceiro mandato na Câmara, ficando na quinta suplência da coligação PP-PTB-PL-PAN-PFL-PSDB. Em Patrocínio, conseguiu 7 mil votos num eleitorado de 54 mil pessoas e deu declarações de que o povo não o teria perdoado pelo mensalão. Nas duas últimas eleições municipais, também não conseguiu eleger seu candidato a prefeito. Hoje, a cidade está nas mãos do adversário Júlio Elias (PP), do grupo do secretário-executivo do Ministério da Agricultura Silas Brasileiro (PMDB), que pode ser o candidato à prefeitura no ano que vem.

Em Ipatinga, o ex-deputado federal João Magno se reaproximou do grupo do ex-deputado federal Chico Ferramenta, de quem já foi vice-prefeito entre 1989 e 1992. Ferramenta vai tentar voltar à prefeitura, que foi administrada pelo PT por 16 anos e agora está nas mãos do PMDB, mas Magno deve ficar fora da campanha. Depois de não ter conseguido se reeleger para o terceiro mandato na Câmara no ano passado, Magno aguarda um cargo no segundo escalão do governo Lula. Ontem, estava em Brasília, onde recebeu recado para esperar mais um pouco. Assim como Adauto, Magno e Queiroz não atenderam aos telefonemas para comentar o assunto.

Fonte: Estado de Minas
(Incluída em 06/09/2007 às 10:15)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524