conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Novo Presidente fala sobre o reajuste salarial para os servidores do TJMG

Discurso de Posse


Discurso de Posse
Novo Presidente do TJMG reacende esperança dos servidores quanto ao reajuste salarial

No dia 26 de agosto, tomou posse o novo presidente do TJMG, desembargador Hugo Bengtsson. No seu discurso, Bengtsson falou, dentre vários assuntos, sobre Reforma do Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, corrupção no Brasil, morosidade da Justiça, valorização do servidor público, férias coletivas, sobre a fala do presidente Lula que, em 2003, afirmou que era preciso abrir a caixa-preta do Judiciário, e, principalmente, sobre o reajuste salarial da categoria, aproveitando, inclusive, a presença do Governador Aécio Neves durante a solenidade.
Veja a seguir a transcrição de um trecho do seu discurso.
“Para o presidente, há também necessidade de ampliação do quadro de funcionários do Tribunal de Justiça pela “indispensável” via do concurso público. Reclama-se uma valorização mais efetiva ao servidor da Justiça, especialmente na parte correspondente a seus desatualizados vencimentos, o que dispensa comentários, até porque tais questões têm causado sérios problemas, senão constrangimentos administrativos, estando a exigir urgentes edições legislativas e previsões orçamentárias correspondentes”.
E continuou, lembrando, de imediato, ao governador Aécio Neves, presente ao evento, e à sua equipe que “já tendo (o governador) anunciado, divulgado e propalado sua profícua administração, com déficit zero, possamos vislumbrar, para curto prazo, entabulações (negociações) a respeito de possível reajuste salarial para nossos servidores”, cobrou”.
...“Ele ainda destacou que, por uma suposta desvalorização, a Justiça Estadual tem sido laboratório de aperfeiçoamento profissional, servindo apenas como ponte para outras atividades de outras áreas, principalmente, para áreas federal e iniciativa privada, ficando o Judiciário desfalcado de pessoas competentes, capazes e dedicadas. “Enquanto isso, o jurisdicionado fica à espera de soluções”, reafirmo”.

Novo Presidente do TJ concede coletiva à imprensa
Minutos antes da solenidade oficial da sua posse, o novo Presidente concedeu uma coletiva à imprensa. O SERJUSMIG esteve presente.
Durante a coletiva, questionado pelo SERJUSMIG se a previsão orçamentária para o próximo ano, aprovado no último dia 11 de agosto pela Corte, previa o reajuste para os serventuários da Justiça de Minas, o novo Presidente disse que não tinha a resposta naquele momento e que portanto não saberia dizer se o orçamento de 2006 prevê percentualde reajuste salarial para os servidores da Justiça .
Quanto à pergunta do SERJUSMIG,se no orçamento estava previsto o aumento salarial dos magistrados, provocados pelos efeitos cascatas em virtude tanto do aumento do subsídio dos ministros, quanto da aprovação da PEC 80 (que retira de BH a condição de comarca especialíssima),o Des. Bengtsson disse que – referindo-se principalmente à PEC 80 - “se o Tribunal não tiver verba para contemplar a nova emenda, terá que solicitar uma verba suplementar”.
O Novo Presidente finalizou a coletiva com a seguinte declaração: “Pretendo estabelecer um bom relacionamento com os serventuários da Justiça da 1ª instância, estando sempre acessível ao diálogo”.
O SERJUSMIG informa aos seus associados que já solicitou à assessoria do presidente, reunião para tratar dos assuntos de interesse da categoria.

Assessoria de Comunicação do SERJUSMIG
(Incluída em 30/08/2005 às 11:16)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524