conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Centrais defendem Previdência Social na discussão com Mantega

PREVIDÊNCIA

Em reunião nesta segunda-feira (25) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as centrais sindicais defenderam a contribuição previdenciária por parte dos empresários. A proposta inicial de desoneração da folha de pagamento foi duramente criticada pelos dirigentes sindicais e o Governo voltou atrás e deve repensar essa questão.
De acordo com a assessoria do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a perda com a desoneração da folha, no caso da Previdência Social seria de R$ 24 bi e seria compensada pelo Tesouro Nacional.
O ministro e sua equipe apostam no crescimento no número de empregos formais e conseqüentemente numa maior arrecadação para os cofres da previdência. A proposta determina que os atuais 20% descontados do INSS cairiam para 14%.

Futuro
Para os dirigentes sindicais a saída não pode ser a desoneração única e simples da folha de pagamento. A preocupação dos representantes dos trabalhadores é com o futuro da folha de pagamento do INSS.
O Presidente que participou somente do final da reunião concordou com as ponderações dos dirigentes sindicais e pediu que a proposta seja revista com mais calma. Com o alerta de Lula, é possível que a redução da alíquota fique fora da reforma tributária e seja discutida posteriormente em forma de um projeto de lei.

Jornada de trabalho
O tema que vem sendo a bandeira número um do movimento sindical, a redução da jornada de trabalho, sem a redução de salário, foi também tema da reunião. Os dirigentes cobram a parte dos empresários para que a geração de empregos seja efetivada, e a redução é uma das ações nesse sentido.
Os empresários nem sempre conseguem um acordo que possa beneficiar os trabalhadores. Entre eles, compensar a redução da contribuição patronal e redução da jornada. Mas a idéia nem sempre é bem vista no meio empresarial, que quer manter seus lucros e diminuir seus custos.

Educação
Já a contribuição do salário educação da folha de pagamentos foi retirada da proposta, consensualmente entre o Governo e as centrais. Na proposta do Governo, a alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamentos paga pelas empresas deixará de existir.
O ministro garantiu que o Ministério da Educação não perderá recursos, já que essa conta será paga pelo Tesouro Nacional.

Fonte: Site DIAP

(Incluída em 27/02/2008 às 09:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524