conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Ministra empossa mineiros no CNJ

POSSE

O desembargador Fernando Botelho, integrante da 8ª Câmara Cível do TJMG, e o juiz de direito André Leite Praça, titular da 6ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal da Capital, são os representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que acabam de ser nomeados para integrarem o recém-criado COMITÊ GESTOR NACIONAL DO SISTEMA CNJ (denominação que substitui a do PROJUDI - sistema eletrônico de processo judicial, criado, em 2006, pelo Conselho Nacional de Justiça).
O Comitê é integrado por magistrados e diretores de TI - Tecnologia da Informação - de vários Tribunais brasileiros. Sob o comando do Conselho Nacional de Justiça, o Comitê visa buscar a harmonização e unificação dos procedimentos relativos à instalação e ampliação do processo judicial eletrônico nos órgãos jurisdicionais brasileiros.
A posse dos membros do Comitê ocorrerá nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, às 9h, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. O desembargador Fernando Botelho destaca a importância da participação do TJMG na atuação do CNJ, através do Comitê Gestor: “É um momento histórico por que passa a Justiça brasileira. Sob o comando da Ministra Ellen Gracie, o Judiciário brasileiro entrou em uma nova era: a da automação. O PROJUDI inaugurou, no país, o cenário de uma Justiça totalmente sem papel, de uma Justiça com economia de recursos financeiros, de espaços físicos, de re-trabalhos administrativos, de significativa redução do tempo de tramitação dos feitos judiciais”.
Como acentua, “é a automação da Justiça o signo desse novo cenário. O CNJ, exercitando sua competência constitucional, de fiscalizar e coordenar a política administrativa dos Tribunais, se antecipa à consolidação do cenário, congregando, num único órgão, representantes dos Tribunais que já se envolvem com a inovação e possuem experiências de processo eletrônico. Isso permitirá uma visão não apenas holística da inovação mas uma implantação organizada, científica, do processo eletrônico nos serviços judiciários brasileiros. O Tribunal de Justiça Minas Gerais, por sua importância, não poderia ficar fora desta realidade. Estamos honrados com a missão que a ele foi delegada e tudo faremos para o trabalho neste sentido”.
O juiz de direito André Leite Praça também salienta “que o Sistema CNJ já é uma realidade, porquanto utilizado em 25 dos 27 tribunais estaduais. Em Minas Gerais, o Sistema CNJ foi inicialmente implantado no Juizado Especial da UFMG, onde hoje já são distribuídos, por mês, mais de mil e quinhentos processos integralmente eletrônicos. E, diante desse claro sucesso, planeja o TJMG estender o sistema, ainda este semestre, para as demais unidades do Juizado da Capital e implantar dois pilotos na Justiça Comum."

Fonte: Site TJMG

(Incluída em 28/02/2008 às 08:55)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524