conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Sistema CNJ chega ao Juizado Cível do Gutierrez

No sábado, dia 15, o Juizado Especial Cível - Unidade Gutierrez iniciou os trabalhos de adequação de mobiliário e equipamentos para a implementação do Sistema CNJ (antigo Projudi).
Nesta quarta-feira (26), o Juizado já começou a receber os primeiros computadores para a instalação dos programas nos setores de Atendimento, Atermação e Protocolo. O próximo passo será o treinamento dos servidores.

O Sistema CNJ, criado em maio de 2007, é um programa de computador que pode ser acessado através da Internet e possibilita a completa substituição do papel por autos processuais digitais. Os processos ficam acessíveis na internet a todas as partes envolvidas e disponíveis a qualquer hora do dia. Por meio do nome de usuário e da senha de acesso, os advogados podem fazer petições, protocolar documentos e acompanhar os processos; e o juiz pode despachar diretamente no sistema. Os envolvidos também podem consultar todas as etapas do trâmite processual. Desse modo, é possível acessar o processo de qualquer lugar, simultaneamente com outras pessoas. Basta se cadastrar. Isso proporciona maior agilidade, transparência e rapidez no trâmite judicial.
Em Minas Gerais, o Processo Eletrônico começou a funcionar no dia 07 de agosto de 2007, no Juizado Especial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo dados do CNJ, o trâmite dos processos, que antigamente durava cerca de 100 dias, atualmente é finalizado, em média, em 74 dias.
Ainda de acordo com o CNJ, o Estado de Minas Gerais já recebeu 400 computadores, 740 digitalizadores e 80 servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SERJUSMIG
(Incluída em 26/03/2008 às 16:06)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524