conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG percorre gabinetes da ALMG em busca de apoio à derrubada de vetos



Durante toda a tarde de ontem (21/08), a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini e os vice-presidentes, Rui Viana da Silva e Luiz Fernando Souza, percorreram vários gabinetes da Assembléia Legislativa, reivindicando apoio dos parlamentares à derrubada dos vetos do Governador aos artigos 27, 58, 63 e 67 da Lei Complementar nº 105/08 (ex-PLC 26/07).

Na avaliação dos diretores o trabalho foi muito produtivo, tendo os mesmos conseguido contato com os deputados: Sargento Rodrigues (PDT), Ademir Lucas (PSDB), Elmiro Nascimento (PFL), Dalmo Ribeiro (PSDB), Ivair Nogueira (PMDB), Doutor Viana (PFL) e Mauri Torres (PSDB).


Sargento Rodrigues

O dep. Sargento Rodrigues relatou todas as ações empreendidas em defesa da manutenção dos artigos, especialmente os de sua autoria, o art.58 – que exige formação em bacharelado em direito para o cargo de Oficial de Justiça e o 67 que concede prazo ao TJMG para envio ao Legislativo de projeto fixando gratificação aos escrivães e contadores. Também se mostrou sensível à reivindicação de derrubada do veto ao art. 27 que trata sobre o direito dos servidores de se inscreverem em concursos para a magistratura; e ao art.63 que garante equivalência salarial aos atuais Oficiais de Justiça com os aprovados sob o requisito do artigo 58.


Ademir Lucas

O dep. Ademir Lucas, também, de pronto, declarou seu apoio à causa, argumentando que as justificativas do SERJUSMIG para derrubada dos vetos são consistentes e bem fundamentadas.

Imediatamente, levou os sindicalistas até o plenário da Casa para se reunirem e debaterem o assunto também com o dep. Elmiro Nascimento.


Elmiro Nascimento e Ademir Lucas

O dep. Elmiro Nascimento, por sua vez, também se mostrou solidário à causa dos servidores e manifestou seu apoio. Neste sentido, alem de elogiar o trabalho desenvolvido pelo SERJUSMIG relativo à documentação que sustenta a derrubada dos vetos, o parlamentar manifestou disposição em trabalhar por um consenso, envolvendo os órgãos competentes, a fim de viabilizar a manutenção dos artigos vetados.


Ivair Nogueira

O deputado Ivair Nogueira também recebeu os diretores do SERJUSMIG e se mostrou sensível as reivindicações dos servidores. Disse que a categoria poderia contar com seu apoio.


Dalmo Ribeiro

Ao chegar ao gabinete do deputado Dalmo Ribeiro, o SERJUSMIG pôde sentir os primeiros resultados do trabalho, pois este já estava ciente do material elaborado pela entidade. Dalmo também teceu muitos elogios ao material, e disse que já havia sido procurado instante antes do início da reunião pelos deputados Ademir Lucas e Elmiro Nascimento. Segundo Dalmo, os colegas comentaram sobre a reunião que tiveram com o SERJUSMIG e traçaram algumas estratégias de atuação em favor dos artigos defendidos pelo sindicato.

Dalmo Ribeiro falou ainda que, quanto ao PL 2642/08 do reajuste salarial dos Servidores, para o qual foi nomeado relator na Comissão de Constituição e Justiça, a previsão é de que seja colocado em pauta na primeira semana de setembro.


Doutor Viana

Logo a seguir, continuando o trabalho, o SERJUSMIG reuniu-se com o deputado Doutor Viana, o qual, prontamente, também manifestou seu apoio e prometeu fazer a defesa em plenário da derrubada dos vetos.


Mauri Torres

Por último, foi a vez do Líder do Governo, dep. Mauri Torres, o qual, embora justificando sua impossibilidade de votar contra o Governo, prometeu dialogar com setores do Executivo acerca do impasse causado a partir dos vetos.


Tereza, assessora da Dep. Elisa Costa

O SERJUSMIG também protocolou pedido de reunião nos gabinetes de alguns parlamentares que não estavam presentes na ALMG devido a compromissos externos. Reuniu-se também com alguns assessores parlamentares adiantando o assunto da reunião. Além disso, solicitou uma reunião urgente com o presidente da Casa.


Jorge Caixeta, assessor do Dep. Elmiro Nascimento

A derrubada de vetos é extremamente difícil, posto que, primeiro, é necessária a presença de, no mínimo, 39 parlamentares em plenário para que a matéria seja votada. Quorum difícil em época de campanha eleitoral. Segundo, porque para se derrubar os vetos, 39 deputados têm que votar neste sentido. Já para manutenção dos vetos, não há número mínimo de votos, apenas o quorum de pelo menos 39 deputados presentes no plenário.

Portanto, o trabalho é árduo, a derrubada de vetos é difícil, não há garantias de sucesso, restando, então, fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance.

A direção do SERJUSMIG está fazendo sua parte e conta com o apoio da categoria para também fazer a sua, através do envio de mensagens aos deputados, corpo-a-corpo ou outro tipo de contato.

Quando o veto estiver em plenário, o SERJUSMIG convocará a categoria para exercer a pressão política nas galerias da Casa.

VAMOS UNIDOS VENCER MAIS ESTA BATALHA


(Incluída em 21/08/2008 às 13:35)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524