Retorna ao índice de Manifestações em 30 universidades
Manifestações em cerca de 30 instituições públicas de ensino superior estão agendadas para hoje (6), Dia Nacional de Mobilização nas Universidades Públicas. Os atos, organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), reivindicam melhoria na política de assistência estudantil e a revisão do Plano Nacional da Educação (PNE), aprovado pelo Congresso Nacional em 2001. As manifestações já começaram ontem (5) com ocupações das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRG), Paraná (UFPR) e Pernambuco (UFPE).
Estão programadas passeatas, ocupações de reitorias e vigílias, segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta. “A pauta das reivindicações é ampliação de verbas para as universidades federais”, explica.
O principal ponto de reivindicação é que o Ministério da Educação crie um Plano Nacional de Assistência Estudantil. “A assistência estudantil é um ponto central das nossas reivindicações, para que os estudantes que têm mais dificuldades possam continuar estudando”, explicou Petta.
A assistência estudantil é uma política para garantir a permanência dos estudantes de baixa renda nas instituições públicas. Consiste em oferecer, por exemplo, moradia, alimentação e transporte aos estudantes de baixa renda.
Ministério da Educação afirmou, por meio de assessoria de comunicação, que já tem políticas de assistência, apesar de não possuir um Plano Nacional.
Há mais de um mês, desde o dia 3 de maio, alunos ocupam a Universidade de São Paulo (USP) exigindo melhora de ensino. A ocupação também é um protesto contra cinco decretos do governador do estado, José Serra, que alteram as regras de administração, orçamento, contratação e salários em universidades paulistas. Segundo os alunos, as regras ferem a autonomia das universidades estaduais. Desde o dia 26 de maio, também as reitorias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão ocupadas.
Fonte: Novo Jornal. (Incluída em 11/06/2007 às 09:15)
Retorna ao índice de |