conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Extras - Notícias

Acessibilidade

Navegação pelo teclado
Alt+0 [página principal] - Alt+1 [conteúdo da página] - Alt+2 [esta página]
Internet Explorer: necessário teclar Enter após a seleção

Acessibilidade significa a possibilidade de uso de recursos comuns à sociedade por todos os componentes de uma população.

Na web o termo se refere à possibilidade de as informações serem acessadas por pessoas com deficiências, por pessoas que usam equipamentos com recursos limitados, ou automaticamente.

Acessibilidade para o SERJUSMIG significa tudo isto e também um trabalho em permanente evolução, para permitir que todos os associados, independente de limitações pessoais ou de equipamentos, possam interagir, receber e enviar informações da melhor maneira possível.

É importante ressaltar que a todo momento surgem e continuarão surgindo novas possibilidades, chances de modificar e melhorar nosso trabalho, como de resto em toda a sociedade. Nossos associados em particular, os servidores da justiça e a sociedade em geral podem contar com nosso esforço permanente neste sentido, e agradecemos a todos que contribuam com novas ideias, indicando recursos ou mesmo com avaliações das quais possamos nos valer para melhorar os serviços.

Indicamos a seguir alguns recursos que já utilizamos ou que nos foram indicados.

N.V.D.A.

Este programa (NVDA é a sigla em inglês de "non visual desktop access", ou acesso não visual à área de trabalho) é um leitor de tela para o sistema operacional Microsoft Windows. Ele provê acesso via sintetizador de voz e Braille, permitindo que pessoas com visão reduzida possam acessar computadores que rodam Windows ao mesmo custo que uma pessoa com visão.

Entre suas principais características estão o suporte para mais de 20 idiomas e a possibilidade de rodar inteiramente de uma memória USB (tipo pen drive), sem instalação.

Seguem os links para acesso ao programa, para quem entenda inglês e queira maiores detalhes, e direto para download. A instalação é assistida por voz.

Página principal do programa NVDA

Página para obter o programa NVDA

Acessibilidade Brasil

A Acessibilidade Brasil é uma sociedade que visa dar suporte a ações e projetos que privilegiem a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa escolaridade.

Página principal da Acessibilidade Brasil

Acessibilidade Legal

O Acessibilidade Legal (legal no sentido de "interessante", não no sentido de "conforme à lei") é um site que reúne textos conceituais e técnicos sobre acessibilidade web.

Página principal da Acessibilidade Legal


(Incluída em 10/08/2008 às 14:53)

Retorna ao índice de Extras - Notícias

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524