conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Direção do Foro reúne-se com Servidores

BH

A Direção do Foro de Belo Horizonte realizou no último dia 16 de março a primeira reunião do Colégio de Servidores do ano de 2009. O principal assunto da reunião foi a Tabela Processual de Classes Unificadas, oportunidade para que os escrivães se informassem sobre o andamento das demandas que surgiram em 2008, referentes a unificação das tabelas proposta pelo CNJ.

Antes de discutir os assuntos referentes às tabelas do CNJ, porém, o diretor do Foro Marco Aurélio Ferenzini informou aos presentes a decisão da Corregedoria de não mais enviar ofícios em papel para as secretarias. Todos os comunicados oficiais serão enviados agora pelo sistema de malote digital, o Hermes.

Ele adiantou também as mudanças que a Direção do Foro vai implementar nos próximos dias. Dentre elas, estão a centralização da autuação de Processos e a classificação dos processos por assunto, que ficarão a cargo da Distribuição, e também a ampliação das funções do Protocolo Geral de Processos. Esses e outros assuntos serão pauta da 3ª Reunião Gerencial promovida pela Direção do Foro, por meio do Geapa, no próximo dia 26 de março.


Implementação das Tabelas

O primeiro a falar sobre as tabelas do CNJ foi Renato Cardoso Soares, da Secretaria de Padronização da 1ª Instância, Suporte ao Planejamento e à Ação Correicional. Ele explicou que a Corregedoria reavaliou a estratégia de implantação das tabelas para todo o estado e concluiu que o melhor é a implantação paulatina, mais adequada para causar menos impacto no sistema Siscom e também para as secretarias de 1ª Instância.

Assim, as movimentações que não vão mais existir no Sistema CNJ vão sendo retiradas gradativamente, dando tempo para que os servidores assimilem e adequem os lançamentos ao novo sistema.

Os juízes André Leite Praça e Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, respectivamente, ex e atual representante do TJMG no Sistema, também estiveram presentes à reunião para explicar o andamento da implantação e sanar as dúvidas dos presentes.

Eles explicaram que a tabela do CNJ é bem mais "enxuta" em relação às classes utilizadas atualmente pela Justiça de Minas, mas reafirmaram a contribuição pretendida com a unificação, como a de possibilitar a análise e diagnóstico dos problemas enfrentados pelo Judiciário em todos os Estados, ampliando as condições de se encontrar soluções de alcance nacional

III Encontro de Gestores

A Direção do Foro, por meio da Gerência de Apoio Administrativo, vai realizar no próximo dia 26 de março o III Encontro de Gestores da 1ª Instância da Comarca de Belo Horizonte. O objetivo desse terceiro encontro é repassar aos gerentes e escrivães, as alterações que ocorrerão no Distribuidor e Protocolo, visando a melhoria da prestação jurisdicional. O Encontro será realizado de 8h30 às 12h, no Salão do I Tribunal do Júri do Fórum Lafayette.


Fonte: Site do TJMG
(Incluída em 24/03/2009 às 08:12)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524