conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Diretores do SERJUSMIG participam de audiência pública na ALMG sobre a arrecadação de ICMS do estado.


Conforme noticiado na edição de hoje (02/04), do jornal O Tempo, caderno de Economia, na tarde de ontem (1º/4), foi realizada uma audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para tratar sobre a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os diretores do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza (1º vice-presidente) e Rui Viana (2º Vice-presidente), acompanharam a apresentação do secretário adjunto de Estado da Fazenda, Leonardo Colombini, sobre o orçamento do Estado.
Durante a audiência, Colombini mostrou que a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sofreu uma queda de 12,9% no primeiro trimestre deste ano, em relação à receita prevista para o período no orçamento do Estado. Com a redução da atividade econômica no Estado, por causa da crise mundial, a receita do ICMS foi de R$ 4,93 bilhões, enquanto o previsto era R$ 5,66 bilhões.
Apesar da queda, o secretário afirmou que não haverá cortes nas previsões de gastos do governo nos próximos dois meses, mas admitiu que pode haver corte de investimentos, a começar pelo setor de recursos humanos, com o adiamento de nomeação de concursados para não ultrapassar o limite de gastos com pessoal estabelecido pela lei de Responsabilidade Fiscal. "Por isso, o Estado fez constar a possibilidade de não chamar concursados e de não conceder reajustes salariais", disse Colombini.
Os números indicam que Minas vem sendo prejudicada pela crise em uma intensidade maior do que a média nacional. A produção física industrial do Brasil teve uma queda de 17,2% de janeiro de 2008 para janeiro de 2009. No mesmo período, a queda da produção mineira foi quase o dobro: 28,9%.

Com fonte: Jornal O TEMPO


(Incluída em 01/04/2009 às 13:08)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524