conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Reunião Ampliada - Gerentes de Secretarias e Contadorias debatem estratégias para cobrar instituição de gratificação do TJMG


No sábado (13/3), dia seguinte à posse da nova diretoria, dezenas de Escrivães e Contadores (titulares e substitutos) comparecem à reunião ampliada convocada pelo SERJUSMIG para tratar de assuntos de interesse dos mesmos e, em especial, da gratificação prevista no art. 67 da Lei 105/08.

Durante a reunião, a diretoria apresentou um resumo sobre a carreira dos gerentes de secretarias e contadorias, registrando as alterações ocorridas mediante a aprovação de sucessivas leis.

Diretores do Sindicato falam sobre as alterações da carreira ocorridas mediante a aprovação de sucessivas leis

Clique nas fotos para ampliar

 


O novo diretor secretário, José Teotônio Pimentel Gouvêa, Técnico de Apoio Judicial/Escrivão da Comarca de Juiz de Fora, apresentou aos colegas sugestões de reivindicações da classe. A pauta elaborada por Teotônio, já havia sido encaminhada pelo mesmo à direção do Sindicato antes mesmo de sua posse como diretor do SERJUSMIG.

Foram muitas as manifestações de insatisfação sobre a forma como os gerentes de Secretarias e Contadorias vêm sendo tratados pelo Tribunal de Justiça. Faltam pessoal, equipamentos, estrutura física, remuneração compatível, mas sobram cobranças, relatórios, metas...

Servidores, após acompanharem as explicações, promovem debates sobre as estratégias para garantir a instituição da gratificação

Clique nas fotos para ampliar

  


Embora por diversas vezes o TJMG tenha asseverado que a instituição da gratificação pela atividade de chefia estava entre suas prioridades, até o presente momento nada de concreto foi apresentado aos Servidores. O clima, portanto, não podia ser outro.

Após mais de cinco horas de debates e esclarecimentos, ao final, a categoria deliberou por:

1 - Encaminhamento de ofício e abaixo-assinado ao presidente do TJMG, insistindo na instituição da gratificação já aprovada em Lei, dentro de um prazo máximo de 30 (trinta) dias.2 - Mobilização da classe, junto aos técnicos do TJMG, durante os encontros Administrativos, abordando o assunto.3 - Após término do prazo concedido ao TJMG, caso não seja a reivindicação atendida, convocação de uma Assembléia Geral da categoria para deliberar sobre a forma de organização da luta da mesma, com indicativo de paralisação das atividades e cumprimento, até que se efetive a gratificação, de jornada de trabalho diária de apenas 6h (já que o TJ não lhes remunera pelas 8h).

Sindicato encaminha carta aos delegados

O SERJUSMIG tentou encaminhar através do endereço eletrônico da lista de Escrivães e Contadores o modelo do abaixo-assinado, entretanto a mensagem foi bloqueada pelo moderador.Assim, na tarde de ontem (22/3), a direção do Sindicato remeteu, via Sedex, correspondência aos Delegados Sindicais solicitando aos mesmos que dessem ciência aos Gerentes das Secretarias e Contadorias sobre o abaixo-assinado encaminhado juntamente com as orientações necessárias para o recolhimento das assinaturas e reenvio ao SERJUSMIG até o dia 25/3.

O SERJUSMIG espera que haja total engajamento dos Escrivães e Contadores nesta mobilização, a fim de que o benefício conquistado em lei pelo Sindicato (art.67, da LC105/2008) seja efetiva e urgentemente colocado em prática pelo TJMG.

ESCRIVÃO E CONTADOR ( TITULAR OU SUBSTITUTO),
PROCURE O DELEGADO DE SUA COMARCA. NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!

UNIDOS, SOMOS FORTES.JUNTOS VAMOS ALCANÇAR OS OBJETIVOS ALMEJADOS.


(Incluída em 23/03/2010 às 16:28)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524