conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

ALMG: vetos e Fórum aguardam deputados na posse, dia 1º/2

Os parlamentares mineiros recém-eleitos chegarão ao Legislativo Estadual com cinco vetos do governador para votar e um Fórum de Desenvolvimento para fevereiro já em Pauta na Casa

A instalação da 17ª Legislatura (2011-2015) da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) será realizada na próxima terça-feira, 1º/2/2011, às 14 horas, no Plenário do Palácio da Inconfidência (edifício–sede do Parlamento Mineiro). Logo após a oficialização da posse dos deputados(as) (28 novatos e 49 reeleitos. Lamentavelmente, com REDUÇÃO da bancada feminina) , serão abertos os trabalhos da Casa, com a eleição da nova Mesa Diretora da Casa (para o biênio 2011-2012). A programação da posse dos(as) parlamentares recém-eleitos (as) será antecedida de encontro de confraternização (na manhã da segunda, 31/1) e precedida culto ecumênico (na manhã da quarta, 2/2). Ambos na sede da ALMG. Prefeitos e presidentes de Câmaras de diversos municípios do Estado foram convidados e, de acordo com o site da ALMG, muitos já confirmaram presença. Representantes dos demais Poderes Mineiros também comparecerão. Já no início da Legislatura, os parlamentares encontrarão cinco vetos do governador (Antônio Anastasia) para analisar e votar. Além disso, deverão começar a se preparar para a realização do “Fórum para o Desenvolvimento de Minas”. Este será composto de dez encontros promovidos pela Casa, todos visando ao levantamento de propostas para aprimorar a atuação do Legislativo Estadual.

"O que deverá estar na agenda da ALMG para promover o desenvolvimento do Estado?" Esta é a pergunta a ser feita aos cidadãos mineiros e entidades da sociedade civil (que tenham experiência nestas dez áreas - consideradas prioritárias-: Assistência Social; Cultura;Defesa Social; Desenvolvimento Econômico e Inovação; Direitos Humanos; Educação; Esporte e Juventude; Governança Regional e Urbana; Meio Ambiente e Saúde Pública). O “Fórum” é uma das ações do planejamento de longo prazo da Casa (intitulado “Direcionamento Estratégico”). Este estabelece diretrizes para o avanço do Legislativo mineiro nos próximos dez anos. O evento vai ser realizado entre 15 e 24 de fevereiro/2011, na sede da Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – BH/MG) e qualquer cidadão interessado poderá se inscrever. As inscrições já estão abertas e podem ser concluídas até o dia 14/2 (Segunda), por meio de formulário eletrônico (disponível em www2.almg.gov.br/almg/inscricao_individual_tema.html?num_evento=606) ou pessoalmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica no Palácio da Inconfidência. (Fonte: site da ALMG)

(Incluída em 28/01/2011 às 13:22)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524