conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Saúde e Segurança X Negligência e Ratos

Além dos diversos percalços e riscos que enfrentam há anos, companheiros do Fórum de Contagem ainda dividem espaços com ratos e manuseiam documentos infectados com dejetos dos roedores


O SERJUSMIG vem, em nome dos companheiros do Fórum de Contagem, reiterar apelos ao Tribunal em prol da “SAÚDE E DA SEGURANÇA” (dos profissionais e também da população) no local. Nessa segunda, 31/1/2011, voltamos a receber reclamações relacionadas a RATOS no prédio do Fórum. Os relatos registram que, há tempos, os funcionários têm sido obrigados a manusear documentos infectados por fezes e urina de roedores. O Tribunal de Justiça (TJMG) teria tomado medidas paliativas, no sentido de “desratizar” o edifício. Entretanto, tais ações não trouxeram resultados significativos, e a situação permanece praticamente a mesma. A gravidade é tamanha que, não raro, ainda durante o expediente forense, um dos “bichinhos resolve dar as caras” , passeando pelo local, deixando um rastro de asco e perigo à saúde pública. Essa convivência insalubre com os roedores é MAIS UMA fonte geradora de conflitos e riscos. Afinal, não é novidade que, em Contagem, os servidores atuam em péssimas condições de trabalho, além de viverem com insegurança (o prédio já foi invadido mais de uma vez e, numa delas, em 19/10/2010, nosso colega Paulo Aparecido de Jesus – vigia noturno – foi assassinado no cumprimento do dever).

Ao reforçar a denúncia feita ao SERJUSMIG, no que tange á infestação dos ratos, funcionários do Fórum de Contagem - INDIGNADOS - ressaltam que (inúmeras vezes) têm alertado a administração do TJ, via email, de que o PROBLEMA DOS RATOS PERSISTE. Porém, apesar dessa insistência (e dos RISCOS que os roedores representam para a SAÚDE de servidores e usuários), a Casa continua sem reiniciar providências (EFETIVAS E DE RESULTADO). O SERJUSMIG compreende o temor dos companheiros: afinal, não bastassem os outros “percalços e perigos” que já enfrentam há anos, agora veem se agravar essa “peste”. Uma infestação que coloca todos expostos a riscos (que podem resultar em doenças graves como a leptospirose). Por isso, relembrando o slogan de nossa campanha (lançada em outubro/2010) , voltamos a acentuar para o TJMG que “SAÚDE E SEGURANÇA MERECEM ATENÇÃO, PARA O BEM DO SERVIDOR E DA POPULAÇÃO”. Portanto, em nome da verdadeira JUSTIÇA (com J maiúsculo), da saúde e da dignidade humana, e em prol do bem-estar geral, clamamos à administração: por favor, não esperem alguém ADOECER para tomar uma atitude concreta - E DE RESULTADOS! ACABEM COM OS RATOS NO FÓRUM DE CONTAGEM, E COM URGÊNCIA MESMO!” (Fonte: denúncias enviadas via email) .

(Incluída em 01/02/2011 às 15:14)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524