conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Reunião: SERJUSMIG na Corregedoria de Justiça

Condições de trabalho, PAs e afins estiveram em pauta durante a conversa


Debater as condições de trabalho dos servidores, com o propósito de aperfeiçoá-las. Foi com tal intenção que o NOSSO Sindicato participou de uma reunião realizada na Corregedoria-Geral de Justiça. O encontro foi realizado na tarde dessa quinta-feira, 10/3/2011. Além dos representantes do SERJUSMIG, Sandra Margareth Silvestrini (presidente); Rui Viana (2º vice) e Alípio Braga(subdiretor de Finanças); a reunião contou com as presenças do Corregedor-Geral, Desembargador Marcos Alvim Soares; dos Juízes-Auxiliares da Corregedoria, Dr. Wilson de Almeida Benevides e Dr. Marco Antonio Feital Leite; da diretora da Secretaria de Padronização da 1ª Instância, Suporte ao Planejamento e à Ação Correcional (Sepac), Dra. Maria Cecília Belo; e o chefe de Gabinete do Corregedor, Dr. Roberto Brant Rocha.

Na oportunidade, levantaram-se questões a respeito da qualidade das condições para que os servidores desempenhem suas atividades profissionais, todas amplamente debatidas. Os representantes do SERJUSMIG aproveitaram para relatar casos que levaram, e/ou estão levando, servidores ao desespero (e a atitudes desesperadas). Também estiveram em análise: excessos de demanda processual; falta de equipamentos adequados; saúde do servidor; cobranças, pressões e punições que desconsideram as condições de desempenho das atividades; a condução (às vezes humilhante e desordenada) de alguns processos administrativos (PAs); condições físicas dos diversos ambientes profissionais no Tribunal Mineiro (TJMG), entre outras. Em todos os momentos da reunião, as intervenções objetivaram elencar sugestões em prol da melhoria desses aspectos, a fim de valorizar e motivar o trabalhador.

Com isso, esperam os representantes da categoria, o funcionalismo do TJ pode vir a ter condições de trabalho mais justas e dignas que, certamente, culminarão numa melhor prestação dos serviços jurisdicionais à sociedade mineira. Em outras palavras, ambiente e condições de trabalho adequadas resultam em ganhos generalizados. Aliás, vale dizer que algumas medidas recentes da Corregedoria-Geral de Justiça despertaram nos servidores uma perspectiva positiva (de num Judiciário mais justo, que respeite os direitos de seus trabalhadores). E essa reunião de 10/3 fortaleceu este sentimento nas lideranças sindicais presentes, que ressaltaram a solução, em curto prazo, de questões que, há muito tempo, estavam pendentes e, ainda, a expectativa de que novas medidas serão adotadas no sentido de oferecer condições mais dignas de trabalho aos Servidores da Casa.

(Incluída em 11/03/2011 às 14:34)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524