conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Poços de Caldas: susto para servidores e usuários do TJMG

Desta vez, a causa do medo e da insegurança foi uma ameaça de bomba


Setores/prédios sem qualquer tipo de vigia, câmera ou detector de metais. E, mais sério: no primeiro andar de um dos prédios (onde funcionam setores como serviço social e psicologia; comissariado e salas de conciliação) não há extintor de incêndio ou saída de emergência. Para agravar, as janelas são gradeadas, impendido qualquer retirada emergencial. Essas são algumas das perigosas características existentes no Fórum de Poços de Caldas, segundo relata uma companheira nossa (que foi vítima do perigo que assustou a todos no local, nessa segunda, 4/4/2011, devido a uma ameaça de bomba) . Aliás, no testemunho da nossa companheira, uma evidência “salta aos olhos”: A FALTA DE SEGURANÇA no local.

O FATO: o susto que afligiu colegas do Fórum de Poços de Caldas, na segunda, 4/4, começou com uma denúncia feita por telefone. Uma pessoa não identificada disse ao recepcionista que havia uma bomba no local. Para agravar, um servidor encontrou um embrulho (contendo um artefato similar a uma bomba dentro). Diante do risco, evacuaram-se prédios (do Fórum e vizinhos); chamou-se o esquadrão anti-bombas, e isolou-se a rua. Ao final, constatou-se que fora “alarme falso”: tratava-se de uma montagem (feita com peças de automóveis para parecer uma bomba). A despeito de não ser verdadeira a “bomba” a situação gerou apreensão e levantou diversos questionamentos quanto à segurança do local.

LAMENTAVELMENTE, tal realidade (de segurança precária, perigos e ameaças) está ficando rotineira em diversas Comarcas de Minas: são riscos ambientais; inadequação de prédios, equipamentos e instalações; ameaças e agressões (para profissionais que atuam em serviços internos e externos). O que o Tribunal de Minas (TJMG) e as demais autoridades Públicas têm feito? Ou vão fazer? “Ações” paliativas, ISTO JÁ DEVERIA ESTAR BEM CLARO, não resolvem. É essencial haver, de fato, SOLUÇÕES (proposições concretas e aplicáveis, com PLANEJAMENTO para TODO o Judiciário do Estado) . Sobre o caso relatado em Poços de Caldas, independentemente de ser um “trote” (de MUITO MAU GOSTO), é possível perceber, pelo depoimento da companheira da Comarca, que, no quesito segurança, servidores e usuários estão sob riscos constantes.

No ano passado (2010), o SERJUSMIG “comemorou” o Dia do Servidor Público (28/10) lançando a campanha “SAÙDE E SEGURANÇA MERECEM ATENÇÃO, PARA O BEM DO SERVIDOR E DA POPULAÇÃO”. Lamentavelmente, pelo que temos visto do “andar da carruagem”, tal campanha parece estar fadada a se prolongar indefinidamente. E não queremos isto. Aliás, gostaríamos, MESMO, é que a campanha fosse breve, que o alerta tivesse INSPIRADO o TJMG e as demais autoridades públicas do Estado a sanar definitivamente TODAS as situações que implicam perigo. Assim, deixamos aqui um apelo ao Poder Público Mineiro: “ajudem-nos a colocar um fim nesta campanha!”. Para tanto, basta AMPLIAR O EMPENHO para botar um “ponto final” em qualquer perigo/ameaça a servidores e usuários, assim como trabalhar para que benefícios como o adicional de periculosidade alcancem TODOS que vivenciam situações de risco no cumprimento de sua atividade profissional.

(Incluída em 06/04/2011 às 18:06)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524