conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Data-Base: resultado positivo da mobilização massiva da Primeira Instância na ALMG

Deputados se comprometem a votar PL 2125/2011!



DEMONSTRAÇÃO de FORÇA E AÇÃO



PARABÉNS, companheiros e companheiras! Com as galerias da Casa Legislativa (ALMG) lotadas de servidores e servidoras da Justiça de Primeira Instância, na reunião do Plenário desta tarde de terça, 22/11/2011, finalmente obtivemos um posicionamento conclusivo garantido por lideranças do Parlamento. Deputados acordaram em votar o Projeto de Lei (PL) 2125/2011 (da NOSSA Data-Base: 6,51% retroativos a 1º/5/2011). Durante o Plenário, o Deputado Rogério Correia (PT), inclusive, voltou a insistir na retirada do PL Substitutivo da Educação (que trava a pauta), pedindo que o NOSSO PL fosse imediatamente votado. Posteriormente, NOSSO SINDICATO FOI RECEBIDO PELO Presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), pelo Líder de Governo, Luiz Humberto (PSDB); e pelo Deputado Antonio Júlio/PMDB (que intermediou a reunião). Na reunião, os dirigentes do SERJUSMIG receberam a garantia de que o NOSSO PL será votado, no mais tardar, até a reunião de quinta-feira (24/11). Entretanto, de acordo com o deputado Fred Costa/PHS (em ligação para a presidente Sandra Silvestrini agora há pouco) , e os parlamentares acima citados, a pauta do Plenário de amanhã (23/11) será “enxuta”: APENAS com os PLs da Educação e o da NOSSA Data-Base. Mas, as chances de o nosso PL ser aprovado na Extraordinária de amanhã de manhã (9h) e na ordinária (14h) são ínfimas. Porém, há grandes possibilidades na Extraordinária da noite (20 h). O forte apelo da categoria, ocupando todos os andares das galerias daquela Casa (veja fotos), levou a este posicionamento consensual dos deputados. Os representantes do SERJUSMIG, e servidores da 1ª Instância, só deixaram o plenário da Casa Legislativa após esse compromisso dos parlamentares.


Dinis Pinheiro, Presidente da ALMG, liga para Sandra, que estava chegando para a reunião no TJMG, querendo dialogar com o SERJUSMIG. Sandra avisa aos Vices, Luiz e Rui, que comparecem ao gabinete do deputado para negociar



Mas a pressão precisa continuar FORTE! Amanhã, 23/11, às 20 horas, vamos manter a FORÇA na ALMG, e garantir o cumprimento do compromisso: PAUTAR E CONCLUIR A VOTAÇÃO DO NOSSO PL em SEGUNDO TURNO. NOSSO Sindicato vai, novamente, disponibilizar transporte aos Servidores(as) reembolso de táxi (BH); vans e ônibus do Interior; além de reembolsar gastos com alimentação e, se necessário, com hospedagem. Mais detalhes com Elexsandra/Rose no número (31) 3025-3506. Após a ação desta tarde, na ALMG, diversos(as) companheiro(as) seguiram para a sede do SERJUSMIG, onde participaram de uma ”Reunião Ampliada”. Nesta ”Reunião Ampliada”, a presidente do Sindicato, Sandra Silvestrini, falou sobre os contatos e negociações com os deputados, o Governo e TJMG. Sandra abordou, ainda, a reunião da qual ela participou, minutos antes (logo que saiu da ALMG), na Unidade Goiás do Tribunal, do Grupo de Trabalho (GT) do chamado Reajuste Escalonado. Explicitou, também, os questionamentos que o SERJUSMIG fez ao Secretário Especial da Presidência do TJ, Luiz Carlos Elói, (via ofício), a respeito do acerto dos débitos do Tribunal conosco (PV, URV; PERICULOSIDADECORTE NO ORÇAMENTO; PERICULOSIDADE), pagamentos a serem feitos com a suplementação orçamentária (aprovada em 1º/11/2011) por meio da “prometida” FOLHA SUPLEMENTAR. ( clique aqui! e leia a resposta do presidente do TJMG aos questionamentos do SERJUSMIG).


UNIÃO CONSCIENTE!



Em relação à reunião do GT, a presidente do SERJUSMIG explicitou o posicionamento do NOSSO Sindicato favorável à agilização da conclusão dos trabalhos do Grupo (que já deviam ter sido fechados em 31/10). O SERJUSMIG reafirmou, durante a reunião desta tarde no GT, seu propósito em ter garantida (já na próxima reunião do Grupo) a conclusão e a aprovação da mais recente proposição estudada no GT (elaborada com base em propostas estudadas pelo Grupo anteriormente, e contando com a assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos/Dieese). Clique aqui e leia o ofício que o SERJUSMIG entregou à Coordenadora do GT. O Protocolo deste ofício foi feito HORAS ANTES DO RECEBIMENTO DA RESPOSTA DO PRESIDENTE DO TJMG.
O assunto greve, e sua efetividade neste momento, também foi debatido pelos servidores e servidoras presentes à ”Reunião Ampliada” que também deliberaram sobre a questão (confira abaixo).


Sandra sai da ALMG e segue para a reunião do GT do aumento Escalonado, onde expõe o posicionamento do SERJUSMIG: é preciso concluir os trabalhos!



DELIBERAÇÕES:: ao final da ”Reunião Ampliada”, os(as) servidores(as) presentes foram unânimes em um entendimento: de que a greve é instrumento legítimo, a ser (e que será) usado, no momento certo, pelos servidores(as) da Primeira Instância. Entretanto, face a proximidade dos recessos Forense e Legislativo, bem como da garantia dos deputados em pautar o PL da Data-Base até, no mais tardar, quinta (se não votarem na extraordinária de amanhã à noite), e do presidente do TJ em quitar os passivos com a categoria, os presentes entenderam, por bem, que o SERJUSMIG deve pautar o assunto greve para uma próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no início do ano que vem (2012). Os Servidores presentes deixaram claro que se o TJMG descumprir seus compromissos (em relação às duas instâncias) no critério do apontamento das vagas da PV 2009/2010 e 2011; ou na distribuição dos valores da suplementação orçamentária (débitos com os Servidores e Magistrados), o SERJUSMIG deverá antecipar a convocação desta AGE, para a Primeira Instância reagir prontamente. E, companheiros e companheiras! VALEU! VOCÊS FORAM TUDO!


Assim que retorna da reunião no TJMG, Sandra conduz a “Reunião Ampliada”, na sede do SERJUSMIG, na qual a categoria delibera ações.



(Incluída em 22/11/2011 às 20:04)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524