conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG testemunha apreensão dos(as) colegas de Nova Serrana

Em viagem à Comarca, nessa segunda, 16/1, representantes da entidade notaram grande inquietação e insegurança!


Conforme informamos aqui no site, desde que ocorreram os lastimáveis episódios no Fórum de Nova Serrana (Leia detalhes aqui), o SERJUSMIG vem agindo. Neste sentido (conforme antecipáramos em nosso site: relembre aqui ), ontem, segunda-feira, 16/1/2012, representantes do NOSSO Sindicato viajaram até a Comarca, a fim de checar “in loco” a situação, assim como dialogar com os(as) colegas sobre a real situação do ambiente profissional (antes e após os graves acontecimentos deste início de 2012). Na semana passada, o SERJUSMIG já havia se reunido com um representante do Centro de Segurança Institucional (Cesi) do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), a fim de questionar providências, e reenfatizar a necessidade de uma efetiva (E PERMANENTE) segurança preventiva no âmbito do Judiciário Mineiro. Além disso, mantivemos contato com colegas da Comarca (via email e telefone), alertando-os para a visita que faríamos nesta semana.

ANSIEDADE E APREENSÃO X INSEGURANÇA: em Nova Serrana, os representantes sindicais puderam perceber um alto grau de intranqüilidade entre os(as) servidores(as), que estão extremamente abalados psicológica e emocionalmente. É evidente a falta de segurança (atentem para isto: embora o índice de criminalidade da cidade seja muito alto, e o crime de 2/1/2012 não tenha sido a primeira ocorrência do gênero, HÁ APENAS UM VIGILANTE no Fórum). A isto, aliam-se o distanciamento, e o fraco apoio demonstrados pela administração do TJMG. Na opinião de diversas testemunhas (entre servidores e usuários), o TJMG tem apresentado uma postura NADA SOLIDÁRIA em relação à gravidade do fato, aos riscos corridos pelos profissionais (no momento do “atentado”, encontravam-se no local duas servidoras, uma faxineira, um vigilante e um estagiário, todos foram ameaçados de morte pelos marginais) e usuários, e/ou à apreensão de TODOS, em decorrência do crime. Enfim, ficou evidente que o “clima” no Judiciário de Nova Serrana é de total insegurança.

O SERJUSMIG reitera sua inquietação com a repetitividade deste tipo de absurdo no cotidiano dos fóruns (em breve, publicaremos matéria relatando uma sequência de fatos do gênero que, nos últimos tempos, abalaram o Judiciário de Minas). Estas são situações absurdas que colocam em risco a vida dos(as) trabalhadores(as) e usuários(as) do Poder. Por isto, a partir deste 2012, NOSSO Sindicato se compromete em levantar mais uma bandeira: reivindicar o pagamento do adicional periculosidade/insalubridade para os servidores que, embora não cumpram atividade externa, vêm se expondo a perigos constantes (como o manuseio de armas apreendidas; o trabalho em locais sem segurança, o atendimento do balcão e a realização de audiências em casos envolvendo indivíduos altamente perigosos). Temos ciência de que a saúde, a segurança e a vida dos(as) trabalhadores(as) não têm preço. Mas, reiteramos: “enquanto isto não for EFETIVAMENTE garantido pelo TJMG, a Casa deve, no mínimo, arcar com o pagamento dos adicionais garantidos na Constituição Federal aos(às) profissionais que trabalham sob estas constantes e INACEITÀVEIS ameaças”.

(Incluída em 17/01/2012 às 19:01)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524