conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG realiza a primeira “rodada de viagens” de 2012

Manga, Montalvânia, Capelinha (foto abaixo), Turmalina e Malacacheta foram as Comarcas visitadas pelo NOSSO Sindicato


Os Vice-Presidentes do SERJUSMIG, Luiz Fernando Souza e Rui Viana, acompanhados dos funcionários de NOSSA entidade Franklin Almeida (Filiação/Presidência) e Jamil, visitaram as Comarcas de Capelinha, Malacacheta, Manga, Montalvânia e Turmalina, entre os dias 18 e 20/1/2012. O objetivo foi averiguar, de perto, a situação dos diversos ambientes/condições de trabalho de nossos companheiros, avaliando necessidade/prioridades dos Servidores de cada local visitado. Ao final desta “rodada de viagens”, os dirigentes elaboram relatórios, visando a procurar setores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para negociar pendências/soluções. Durante as visitas, foram constatados diversos problemas comuns a todos os locais visitados, como, por exemplo: mobiliário antigo, equipamentos e locais inadequados para a prestação dos serviços, colocando em risco a “SAÚDE E A SEGURANÇA de SERVIDORES E USUÁRIOS” (falta de pessoal; excesso de calor; falta de ventilação;excesso de processos e afins).

Nas oportunidades, os representantes do SERJUSMIG aproveitaram para prestar esclarecimentos aos companheiros (as) sobre, entre outras questões: as negociações com o Tribunal; a Data-Base; Gratificação de Escrivães e Contadores (GEC); o Plano de Carreiras (PC) e as Promoções Verticais (PVs); Reajuste Escalonado; Majoração de Diligências; Remoção, URV; Insalubridade e Periculosidade; 3º Grau para Oficiais de Justiça; Adicional de Desempenho (ADE); a liberação da Carreira do Oficial de Apoio; os reajustes recém-publicados do Vale-Lanche e Auxilio-Creche; a PEC 190; orientações de segurança (para que não se repita o que ocorreu em Nova Serrana – veja aqui), e muito mais. Acompanhe, a seguir, um resumo dos principais pontos que os representantes do SEU Sindicato registraram em cada comarca visitada.

MANGA: além dos esclarecimentos de dúvidas, ouviram queixas a respeito da Comarca de Jaíba/MG (criada, porém, não instalada); do excesso de processos (15 mil processos por vara); da falta de funcionários e da necessidade dos Servidores utilizarem veículo próprio para encaminhar processo ao arquivo (localizado fora das dependências do Fórum). MONTALVÂNIA: queixas sobre o mobiliário antigo (necessitando de troca); falta de funcionários e de espaço na Secretaria. TURMALINA: insatisfação com o mobiliário antigo e com os equipamentos de informática; o excesso de calor (não há ar condicionado); solicitação de agilidade nos trabalhos em prol da NOSSA reivindicação no processo da Remoção. CAPELINHA: solicitação de cursos de aperfeiçoamento profissional; falta de funcionários; solicitaram a criação de mais um cargo de “Oficial Judiciário D” para comarcas de vara única e do cargo de “Oficial de Justiça”. MALACACHETA: relatos de dificuldades de relacionamento entre servidores e o magistrado responsável pela Comarca.


Malacacheta



Manga



Manga



Montalvânia



Turmalina



Turmalina


(Incluída em 24/01/2012 às 16:19)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524