conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

SERJUSMIG em ação nas Alterosas!

NOSSOS representantes visitaram Comarcas do Sul de Minas nos dias 26 e 27/1. Na imagem, o Fórum da Comarca de Monte Sião construído sobre o esgoto


Nos dias 26 e 27/1/2012, os NOSSOS representantes realizaram a “segunda rodada” de viagens do SERJUSMIG. Os Vices-Presidentes, Luiz Fernando e Rui Viana, acompanhados dos funcionários da NOSSA entidade, Franklin Almeida (Filiação/Presidência) e Jamil, visitaram as Comarcas de NATÉRCIA, PEDRALVA, BRAZÓPOLIS, JACUTINGA, MONTE SIÃO, OURO FINO e BORDA DA MATA. Os dirigentes do NOSSO Sindicato observaram “in loco” a situação das condições/ambiente de trabalho dos nossos colegas. Avaliaram, também, as necessidades e as prioridades dos Servidores de cada comarca visitada. Ao concluir cada “rodada de viagens”, os NOSSOS dirigentes sindicais elaboram relatórios a fim de negociar pendências/soluções com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Luiz Fernando e Rui Viana aproveitaram para prestar diversos esclarecimentos aos nossos colegas. Entre outros assuntos, foram debatidos: Reajuste Escalonado; Aposentadoria Especial; negociações com o TJMG; a Data-Base; Gratificação de Escrivães e Contadores (GEC); o Plano de Carreiras (PC) e as Promoções Verticais (PVs); Remoção, URV; Insalubridade e Periculosidade; 3º Grau para Oficiais de Justiça; Adicional de Desempenho (ADE); a liberação da Carreira do Oficial de Apoio; os reajustes recém-publicados do Vale-Lanche e Auxilio-Creche; a PEC 190; orientações de segurança (para que não se repita o que ocorreu em Nova Serrana – veja aqui), duas férias e muito mais.

Em grande parte dos Fóruns visitados, a troca do mobiliário, equipamentos de informática com defeito (e sem previsão de manutenção por parte do TJMG), a falta de espaço físico, ventilação e de servidores são as principais queixas relatadas aos NOSSOS representantes. Em algumas comarcas, os nossos colegas sugeriram a instituição do Adicional de Insalubridade para os servidores que atuam em Secretarias. Além disso, a ergonomia prejudicada dos servidores, o acervo excessivo de processos e as condições insalubres do arquivo agravam a situação dos Servidores no Interior de Minas. Outra reclamação comum às Comarcas visitadas é a necessidade de majoração dos valores do reembolso das Diligências.

Fórum sobre o esgoto – Na comarca de Monte Sião, os NOSSOS representantes se depararam com uma situação inusitada: o prédio do Fórum foi construído sobre uma laje, feita em cima de um esgoto que passa pela cidade. Quando chove, o volume de água aumenta, sendo a inundação e a perda de processos um risco permanente. Além disso, há rachaduras em toda a estrutura física do prédio, passando a “sensação” de que partirá ao meio a qualquer instante. Para “maquiar e esconder” esta situação, as rachaduras do solo são preenchidas com massa plástica; as das paredes com uma estrutura metálica e, as do teto, com gesso. Confira, abaixo, as imagens das viagens:


Jacutinga



Monte Sião



Natércia



Ouro Fino



Pedralva



Borda da Mata



Brazópolis


(Incluída em 01/02/2012 às 17:13)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524