conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Nota conjunta dos Sindicatos dos(as) Servidores(as) do Judiciário mineiro


Na quarta-feira, 28/3/2012, o SERJUSMIG recebeu, em sua Sede, a visita de dirigentes do SINDOJUS/MG. Na oportunidade, eles apresentaram a seguinte proposta: reunir as três entidades representativas dos(as) Servidores(as) da Justiça mineira (SERJUSMIG, SINJUS/MG E SINDOJUS/MG), no dia 11/4/2012. O objetivo seria os sindicatos, juntos, discutirem assuntos do interesse da categoria, e verificar a possibilidade de atuarem UNIDAS (nos assuntos que unificam todos os cargos e instâncias) em prol da defesa dos direitos dos(as) Servidores(as). Prontamente, o SERJUSMIG aceitou o convite. E, na tarde dessa quarta-feira, 11, o encontro foi realizado, como previsto, e considerado por todos, muito positivo – em especial, por ter sido o primeiro.

Leia, abaixo, a nota conjunta oficial elaborada pelos três sindicatos:

“O mal cresce quando as pessoas de bem se omitem” (Edmund Burke).

Dirigentes dos três sindicatos representativos dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais (SERJUSMIG, SINDOJUS/MG e SINJUS/MG) realizaram ontem (quarta-feira, 11 de abril) uma reunião de cerca de quatro horas, na sede do SINDOJUS/MG. O encontro está sendo considerado um marco nas relações entre essas entidades, pois criou a oportunidade para que todos os participantes expusessem as arestas que impediam uma aproximação maior entre os três sindicatos até agora. A discussão franca, aberta e cordial acabou por conduzir ao consenso de que o melhor para o fortalecimento das três categorias é deixar para o passado as divergências havidas até o presente e unir forças nas lutas em defesa dos direitos da categoria, sobretudo, nas pautas comuns das demandas dos servidores. A ordem é aprender com os erros do passado, sem esquecê-los, para que não sejam cometidos novamente. Contudo, sem o aprisionamento a estes, para uma caminhada de sucessos.

A primeira ação, já definida e que será de imediato colocada em prática, refere-se à Revisão Geral 2012 dos servidores do Judiciário estadual. Os sindicatos encaminharão um ofício-conjunto ao presidente do Tribunal solicitando a imediata implementação da data-base deste ano, para que não se repita a novela do ano passado. Caso isso não ocorra, os sindicatos recorrerão a todos os meios necessários e cabíveis – mobilização da categoria, com possibilidade inclusive de paralisação geral, e ações judiciais – para que a Lei Estadual nº 18.909/2010, que instituiu a data-base, seja cumprida. Ou seja, que o índice de revisão anual seja aplicado sobre os vencimentos dos servidores sempre no dia 1º de maio.

Dentro dessa nova filosofia, o encontro de ontem entre os três sindicatos foi apenas o primeiro de uma série de muitos que se realizarão daqui para frente. O próximo já foi agendado para segunda-feira, 16 de abril, às 14 horas, na sede do SERJUSMIG. Nesse encontro, serão discutidas as estratégias e ações a serem empreendidas pelos sindicatos visando à implementação do aumento escalonado.

Unidos, para vencer.
(Incluída em 12/04/2012 às 19:17)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524