conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Sindicatos solicitam reunião no TJMG e na Secretaria de Fazenda do Executivo

Documentos são endereçados ao presidente do Tribunal, desembargador Herculano Rodrigues, e ao secretário de fazenda do Estado, Leonardo Colombini Lima.

Nos dias 13 e 14/9/2012, os três sindicatos representativos dos Servidores do Judiciário mineiro (SERJUSMIG, Sinjus-MG e Sindojus) elaboraram e protocolaram dois ofícios em que solicitam respostas afetas aos anseios da categoria. No ofício 11/2012 (veja aqui), as entidades requerem, em caráter de URGÊNCIA, o agendamento de uma reunião com o Presidente do Tribunal de Justiça (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues. Ainda no dia 14/9, a assessoria da presidência do TJMG comunicou o agendamento de tal reunião para as 14h desta segunda-feira, 17/9. Conforme já anunciado, no dia 19/9, as entidades realizarão um Ato Público em defesa dos DIREITOS da categoria (veja aqui o boletim convocatório). O objetivo do encontro prévio com a presidência do Tribunal é tentar avançar em algumas negociações. Além disso, buscar respostas oficiais da Casa sobre a pauta de reivindicações da categoria na campanha unificada (Reajuste Escalonado, Prêmio por Produtividade, Promoções Verticais e posse dos aprovados no último concurso).

Já no ofício 12/2012 (veja aqui), as entidades solicitam uma reunião, também em caráter de urgência, com o Secretário Estadual de Fazenda de Minas Gerais, Leonardo Mauricio Colombini Lima. O encontro terá o objetivo de tratar a respeito da Proposta Orçamentária do ano de 2013 do Tribunal de Justiça (TJMG), encaminhada para o Executivo. O Governo tem até o final deste mês para consolidar as propostas orçamentárias de todos os Poderes do Estado e enviá-las à Assembleia Legislativa (ALMG). No ano passado, nesta fase de consolidação, a Proposta Orçamentária do TJMG sofreu cortes que atingiram benefícios dos Servidores, como, por exemplo, o Reajuste Escalonado. A pretensão é demonstrar ao Executivo mineiro que a categoria não pode ser, mais uma vez, prejudicada. O Reajuste Escalonado (em cinco anos) é a única forma de melhorar os salários iniciais dos servidores do Judiciário mineiro, evitando, assim, a grande evasão e os prejuízos que isto causa aos cofres públicos. É importante ressaltar, também, que o escalonamento do reajuste salarial foi a forma encontrada pelo próprio Executivo ao tratar da melhoria dos vencimentos com os colegas da Polícia Militar. É uma alternativa para a impossibilidade de se corrigir, de imediato, o problema dos baixos salários.
(Incluída em 17/09/2012 às 13:40)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524