conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Mais uma Comarca aflita com a fragilidade da segurança no Fórum

Invasão e furto em PIRANGA reforça necessidade de AÇÂO PREVENTIVA EFETIVA!

FRAGILIDADE e DESCASO. Dois vocábulos que caracterizam as condições de segurança e salubridade em incontáveis fóruns e setores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). PERIGO, INSEGURANÇA e DESCONFORTO. Estes três traduzem o cenário (e sobretudo as sensações) que, dia a dia - E HÁ ANOS, COMO TEMOS ALERTADO - tem se desenvolvido no âmbito do TJMG pelas Alterosas afora. AÇÃO PREVENTIVA e EFETIVA - Eis as palavras que faltam! Eis aqueles vocábulos que deveriam prevalecer como “PALAVRAS DE ORDEM DA JUSTIÇA”! Este alerta inicial, repetitivo até, é para introduzir mais uma lamentável ocorrência num fórum mineiro. Nessa semana, a denúncia vem de um companheiro da comarca de PIRANGA (Zona da Mata).

Segundo o testemunho do colega, a PRECARIEDADE da segurança do prédio já anunciava o perigo há tempos! E isto se confirmou na madrugada do sábado, 22/6/2013, quando o prédio do Fórum teve as portas arrombadas em uma tentativa de furto de bens e equipamentos. Acionada por um vizinho, felizmente, a polícia local agiu com rapidez, conseguindo efetuar a prisão em flagrante e recuperar o produto do furto. Quantas vezes teremos de repetir e repetir que este tipo de situação - de ambientes insalubres e arriscados dentro de prédios da Justiça mineira - precisa de um PONTO FINAL? Quando o Tribunal vai elaborar um EFETIVO planejamento PREVENTIVO que priorize a SEGURANÇA e a SALUBRIDADE de servidores(as), usuários, operadores do direito e magistrados? Tomara que , agora, com o já aprovado fundo do Judiciário (que vai disponibilizar mais verba para a Casa, e que pode ser usada para tal fim: investimento) o TJMG volte os olhos para a questão da segurança, com efetividade, seriedade, planejamento, ações preventivas. Continuaremos insistindo nisso (e vamos lutar na ALMG para integrar o grupo gestor do Fundo, e precisaremos – MUITO- da força de cada servidor(a se quisermos assegurar esta nossa participação!)

”SAÚDE E SEGURANÇA MERECEM ATENÇÃO, PARA O BEM DO SERVIDOR E DA POPULAÇÃO”!

Mas não tem sido assim, relembremos (apenas) alguns fatos alarmantes:

29/2/2012 - Servidores de 7 Varas da Justiça mineira decidem entrar em greve; eles veem riscos no prédio em que trabalham

26/8/2012 - PERIGO: explosão de ar-condicionado no Juizado de Relações de Consumo de BH

26/9/2012 - Coromandel - Mais um susto ameaçando a segurança de servidores/usuários(as)

9/10/2012 - Perigo em CAMPOS ALTOS: onde estão a saúde e a segurança, Tribunal?

19/1/2013 - MG: ITAÚNA: fragilidade da segurança nos fóruns/setores do TJMG é novamente evidenciada



(Incluída em 28/06/2013 às 09:29)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524