conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Mais de 60 julgamentos serão feitos em menos de um mês em Uberlândia

Começou hoje em Uberlândia o mutirão de júris da comarca que pretende realizar 64 julgamentos até o fim do mês. O mutirão está sendo realizado na Faculdade Politécnica de Uberlândia, Unidade Karaíba, ate o dia 29 de agosto. Participam da força-tarefa cinco juízes que integram o Programa Novos Rumos, além de cinco magistrados, que cooperam voluntariamente.

Estão na pauta de julgamentos os processos de homicídios, consumados ou tentados, cuja denúncia tenha sido recebida até o fim de 2009. Um dos objetivos do mutirão é diminuir o acervo da Vara de Crimes contra a Pessoa e de Cartas Precatórias Criminais da comarca.

Os mutirões vêm sendo feitos sistematicamente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde 2012. As ações são coordenadas de cooperação judicial que envolvem, além do TJMG, por meio do Programa Novos Rumos, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Em 2013, Uberlândia recebeu o mutirão e quase 100 casos foram atendidos.

A realização do mutirão é organizada de forma a não prejudicar a rotina diária das varas e comarcas. “A realização dos mutirões tem sido uma iniciativa de êxito. Além de contribuir para a redução dos acervos nas varas criminais, os julgamentos se concentram nos processos mais antigos de crimes contra a vida. Essa é uma forma de valorização da vida e de dar uma resposta à sociedade, seja a vítimas, familiares da vítima ou ao réu, que tem a sua situação jurídica definida”, explicou o coordenador-executivo do Programa Novos Rumos, juiz José Ricardo dos Santos Freitas Véras.

Fonte: CBN
(Incluída em 04/08/2014 às 16:37)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524