conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Nota de repúdio contra afirmações inverídicas divulgadas por meio de malote digital


Aos colegas Contadores e Escrivães e a todos os demais Servidores que tenham recebido ou tido ciência do documento datado de 11/12/2014, remetido por malote digital pelo Sr. Márcio Coelho Guimarães, escrivão da 12ª Vara Cível da Comarca de BH:

O SERJUSMIG vem a todos apresentar sua nota de repúdio à “informação” deturpada prestada pelo servidor acima citado no mencionado documento, pela qual afirma que o SERJUSMIG, embora convidado previamente para comparecer a uma reunião que aquele agendara, deixou de comparecer e, portanto, de prestar esclarecimentos a respeito de uma possível mobilização em relação ao auxílio-saúde concedido à magistratura.

Jamais o SERJUSMIG deixou de comparecer a alguma reunião do Colegiado de Escrivães de Belo Horizonte para a qual tenha sido convidado e, de igual forma, de atender ao representante deste Colegiado.

E, neste sentido, na quinta-feira 4/12*, o mesmo, acompanhado de outro colega Escrivão em BH, mesmo sem prévio agendamento, por volta das 17 horas, compareceu à sede do SERJUSMIG, solicitando conversar com a presidente, Sandra Silvestrini, que prontamente os recebeu, em conjunto com o vice-presidente, Luiz Fernando.
* Leia-se:sexta-feira: 5/12

Os colegas, em síntese, manifestavam indignação com a publicação, no dia anterior, da notícia sobre a concessão aos magistrados, do auxílio-saúde.

Os diretores lhes esclareceram as dúvidas apresentadas:
1) Sobre o que deveria ser feito em relação à concessão do auxílio à magistratura:
Esclarecemos que devíamos continuar agindo da forma como vínhamos fazendo, ou seja, não combater e, sim, exigir a extensão do benefício aos servidores.

2) Sobre a possibilidade de se fazer um movimento no dia 9/12 ou 10/12:
Esclarecidos foram de que, em princípio, não seria possível, por já ser quase noite de quinta-feira*, por ser a segunda-feira próxima (8/12) feriado na Capital e, ainda, pelo fato de que na terça (09/12) a presidente do SERJUSMIG e os vices (que são os diretores dispensados das atribuições e que, portanto, seriam os responsáveis por tomar todas as providências) estariam em Uberaba, em audiência para a qual haviam sido intimados e de onde retornariam somente após às 20h.
*Leia-se: de sexta-feira.

Assim, por volta das 17h da quinta (4/12)*, Márcio Coelho já sabia que dia 08/12 era feriado e dia 09/12 nenhum destes diretores estariam em BH.
*Leia-se: sexta (5/12).

Ainda assim, não se sabe com qual o intuito o escrivão enviou, no dia seguinte ao encontro* com os dirigentes no sindicato, ou seja, em 5/12 - sexta-feira, às 19h11, portanto, após o término do expediente no Sindicato, um e-mail para a presidente do SERJUSMIG, no endereço institucional presidente@ serjusmig.org.br, pelo qual comunicava a marcação de uma reunião com os escrivães para o dia 09/12 e convidava os representantes do Sindicato a comparecerem.
* Leia-se: no mesmo dia em que ocorreu o encontro com os dirigentes do sindicato.

Ora, colegas, o e-mail foi enviado sexta-feira à noite, portanto em horário que a presidente não mais abriria sua caixa de mensagens (e-mail institucional), convidando para uma reunião marcada exatamente para o dia em que o colega havia sido comunicado de que ela e os vice-presidentes não estariam em BH (9/12). E, ainda por cima, envia uma “Nota de esclarecimento aos colegas de todas as comarcas do Estado”, via malote digital, afirmando que, embora convidado, o SERJUSMIG deixou de comparecer à reunião.

Pior: afirma que, em virtude desta ausência dos representantes do SERJUSMIG, acabaram os colegas tendo que ser orientados pelo representante de outra entidade, do qual recebeu um importante esclarecimento e orientação de que não deveriam protestar contra o auxílio, mas, sim, pela extensão, em virtude de o mesmo já estar garantido aos magistrados em LEI. Ou seja, todas questões que já lhe haviam sido esclarecidas na sede do SERJUSMIG, pessoalmente, no dia 4/12* e também pelo site da entidade, em diversas matérias.
Leia-se 5/12.

O colega foi informado também que, por todo o acima exposto, e em virtude do recesso que se inicia esta semana, o SERJUSMIG não considerava razoável convocar a categoria para uma manifestação este ano. Pois não havia tempo para o Sindicato preparar material, divulgação, esclarecimento e orientação a todas as quase 300 comarcas e mais de 12 mil servidores com prazo suficiente para se organizarem, e que não se verificava muito efeito prático em manifestar num momento em que o Judiciário iria entrar em recesso, tendo em conta que, até o retorno das atividades, no ano que vem, os ânimos já teriam se esfriado e os efeitos da mobilização perdidos.

Comunicamos a ele ainda, que, em fevereiro, com a maioria dos servidores retornando de recesso e das férias, o SERJUSMIG pretende realizar uma grande AGE, envolvendo a categoria em fortes mobilizações, inclusive, se necessário for, e assim ficar deliberado, numa possível greve.

Com tudo o que foi dito, o colega, agradecendo os representantes do Sindicato, manifestou compreensão e concordância.

Porém, surpreendeu todos os representantes do SERJUSMIG ao enviar um e-mail na noite da sexta-feira, dia (5/12), convidando para uma reunião que marcou exatamente para o dia 9/12, data em que ele sabia que os representantes do SERJUSMIG não estariam em Belo Horizonte. E indignou estes representantes sindicais quando, em 11/12, enviou a todo o Estado, via malote digital, uma “nota de esclarecimento” (que nada esclarece), mas, que na verdade, pura e simplesmente, de forma desleal com os diretores pelos quais sempre foi recebido com toda a atenção e que prestaram todos os esclarecimentos que solicitou, omitiu os fatos, dando a entender que o SERJUSMIG desprezou o convite e foi desatencioso com o assunto.

Encerrando, esclarecemos que, na data da sessão do Órgão Especial (10/12), conforme os diretores do SERJUSMIG já o haviam informado prévia e pessoalmente, também estavam presentes acompanhando a votação da regulamentação do auxílio e, ainda, lhe apresentaram cópia dos documentos que o Sindicato já havia discutido previamente com os desembargadores e com o próprio presidente do TJMG. Documento este instruído não só com o pedido de extensão, mas também com relatório de impacto e viabilidade desta.

Lembrando, ainda, que, no dia 29/10, o SERJUSMIG reuniu em manifestação mais de 600 servidores na porta do fórum onde o colega trabalha, à qual, se tivesse participado, saberia que a extensão do auxílio-saúde foi um dos pontos reivindicados. Portanto, a manifestação que o colega queria que fosse feita agora, o SERJUSMIG já fez, antecipadamente, ao invés de comemorar as atividades da semana do servidor com a administração do TJMG (como pode ser visto a seguir texto e vídeo.

Lembramos, inclusive, que alguns resultados desta manifestação já foram colhidos, como a publicação na data anterior à mobilização do aditivo que adicionou mais centenas de vagas ao edital da PV 2013, além de, posteriormente, as publicações do aumento do valor do auxílio-creche e também do auxílio-alimentação. Mas a luta precisa e vai continuar e se fortalecer.

Tendo cumprido nosso dever de restabelecer a verdade e, ainda, exercido nosso direito de manifestar nosso repúdio contra qualquer atitude que possa enfraquecer a confiança da categoria na direção do Sindicato, e, com isso, promover a desunião e o enfraquecimento da luta, lhes agradecemos a atenção.

Atenciosamente,
Diretoria Executiva do SERJUSMIG, neste ato representada por sua presidente e os vice-presidentes

(Incluída em 15/12/2014 às 17:25)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524