conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Buzinaço dá o tom da manifestação contra o auxílio-moradia

Ato reuniu representantes de entidades sindicais e movimentos sociais em uma das principais avenidas de Belo Horizonte


A manifestação ocorrida ontem, 12-3, que reuniu cerca de 200 representantes de movimentos sociais e entidades sindicais em frente ao Palácio da Justiça, contou com um apoio extra: o som das buzinas dos carros que cruzavam a Avenida Afonso Pena. Ao verem a faixa “Se você é contra o auxílio-moradia, buzine”, centenas de motoristas que passaram pelo local durante o ato, não se intimidaram e uniram o som das suas buzinas ao dos apitos dos manifestantes.

A manifestação, não coincidentemente, ocorreu em paralelo ao Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça, que também reuniu ontem a cúpula do poder judiciário do país na sede do Palácio da Justiça. O objetivo da data em comum foi mostrar aos presidentes dos tribunais a indignação da sociedade com relação ao auxílio-moradia, concedido aos juízes, deputados e promotores e ao ante-projeto do novo Estatuto da Magistratura, que caso aprovado, incorporará aos salários dos magistrados, dezenas de novos benefícios. “A sociedade não quer e não vai pagar por um auxílio imoral, de cerca de R$5 mil por mês para quem já tem casa própria e ganha mais de R$35 mil. Não podemos aceitar esse absurdo, enquanto o cidadão comum trabalha arduamente para tentar pagar seu aluguel”, frisa a presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini.

Além do SERJUSMIG e Sinjus MG, que representaram a 1ª e 2ª instâncias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, estiveram no ato representantes do Sindsemp, de diversos movimentos sociais, estudantis e líderes de sindicatos de servidores do judiciário da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Todos subiram no carro de som para condenar o auxílio-moradia e reivindicar mais justiça social. A manifestação durou cerca de três horas e foi encerrada com uma caminhada até a sede do TJMG, na rua Goiás.

Manifestação apresentou resultados imediatos

Ao chegaram em frente ao TJMG os manifestantes conseguiram uma primeira vitória. Um dos assessores da presidência anunciou que o interlocutor, des. Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior receberia três lideranças sindicais. Nesta reunião, estiveram presentes o vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, o coordenador-geral do Sinjus-MG, Wagner Ferreira e o representante do movimento das Brigadas Populares - MG, Rafael Bittencourt.

Durante o encontro, os líderes sindicais reivindicaram que a reunião marcada entre eles e o presidente do TJMG para o dia próximo dia 20 não trate apenas do Plano de Carreiras. “É importantíssimo, neste momento em que o Executivo anuncia cortes no orçamento, que tenhamos uma conversa franca com o des. Pedro Bitencourt para que não sejamos ainda mais prejudicados, caso o TJ tenha que rever sua proposta orçamentária. Queremos a oportunidade de discutir o assunto, para evitar mais cortes para os Servidores”, argumentou Rui Viana.

O interlocutor se comprometeu também em agendar uma reunião entre o presidente do TJMG e o líder dos movimentos das Brigadas Populares, para falar sobre as demandas que têm sido proteladas pelo Judiciário.

Líderes sindicais se encontraram no SERJUSMIG

Ao final do evento, as lideranças sindicais que estavam no ato, se dirigiram ao SERJUSMIG para dar início ao Encontro de Presidentes/Coordenadores dos Sindicatos dos Servidores do Judiciário Estadual. O evento, que é uma parceria entre o SERJUSMIG e o Sinjus-MG, pretende juntar as forças sindicais na discussão de temas comuns a todos os servidores do judiciário estadual do país. “Entendemos que a união faz a força. Esse contato com lideranças sindicais de todo o Brasil só reforça este ditado. Temos pautas e reivindicações comuns e é muito importante trocarmos ideias e experiências para que nossas próximas lutas estejam cada vez mais fortalecidas”, explicou Sandra Silvestrini.

Confira abaixo a cobertura da manifestação feita pela imprensa:

Jornal O Tempo: Grupo protesta contra auxílio-moradia para magistrados no centro de BH

Jornal Hoje em Dia: Servidores protestam em BH contra auxílio-moradia para juízes

Jornal Estado de Minas: Grupo faz manifestação na Avenida Afonso Pena e interrompe trânsito parcialmente

MGTV 2ª edição: Manifestantes fizeram protestos hoje em Belo Horizonte contra o auxílio-moradia

Confira algumas fotos da manifestação:











































































































Ao final da manifestação, sindicalistas são recebidos pelo interlocutor da presidência




(Incluída em 13/03/2015 às 13:20)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524