conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

TJMG fecha Teatro Klauss Vianna e prejudica artistas e população belorizontina


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG anunciou, no dia 14-4, que irá encerrar as atividades do Teatro Klauss Vianna, localizado no prédio onde será fixada a nova sede da instituição. A previsão é de que o espaço deixe de funcionar no dia 30 de junho. O anúncio causou comoção na classe artística da capital, que soube da decisão pela imprensa e assiste, ao lado da população belorizontina, a mais um fechamento de outro espaço cultural.

Explicando-se, o TJMG alegou que um laudo técnico concluiu pela não continuidade do espaço. Em nota divulgada no site da instituição, é feita a seguinte afirmação “de acordo com as normas vigentes do Corpo de Bombeiros, seria necessária a destinação de uma grande área contígua ao teatro para uso como rota de fuga e de retenção de pessoas. Essa solução se mostra inviável para o TJMG, uma vez que demandaria a cessão de espaço destinado à instalação dos plenários para julgamento das câmaras”.

A organizadora do Movimento Klauss Vianna, Regina Amaral contesta essa informação. Em entrevista ao portal G1, ela questionou o fato de o espaço, até então, ter funcionado desta forma. "Como um teatro que funciona a tantos anos não teria essas condições reunidas?", argumentou.

TJMG não é mesmo dado ao diálogo

Insatisfeitos com a decisão do Tribunal, representantes da classe artística mineira se reuniram no dia 17, em frente à portaria do Teatro, onde manifestaram com performances e aplausos, a tristeza com relação à decisão. “Nós fomos pegos de surpresa e soubemos do fechamento pela imprensa. Sabemos que a Oi Futuro manifestou interesse em gerenciar o espaço e manter a sua galeria, mas infelizmente não houve negociação”, explicou o coreógrafo Tuca Pinheiro, um dos integrantes da manifestação. O SERJUSMIG esteve no local, apoiando os artistas e se colocando à disposição para fortalecer essa luta.


Deitados em frente ao Teatro, artistas se posicionam contra o fechamento do Klauss Vianna



Audiência Pública

Uma audiência pública será realizada na próxima quarta-feira, 29, às 16h30, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, para discutir a situação do teatro. “A classe artística está mobilizada, uma vez que o espaço é patrimônio cultural da cidade e recebe anualmente diversos espetáculos nacionais e internacionais de grande expressão”, disse Regina.

A presidente do SERJUSMIG, Sandra Silvestrini, confirmou que o Sindicato estará presente para manifestar seu apoio à continuidade das atividades culturais do Teatro. “É de extrema importância que os Servidores e toda a sociedade compareçam à audiência pública, dia 29. Trata-se de um importante espaço cultural que, desde a década de 80, é palco de diversos espetáculos de dança e teatro. Caso seja realmente fechado, não só a classe artística, mas toda a população belorizontina sairá perdendo com essa decisão”, disse.

O SERJUSMIG convoca os Servidores do Judiciário mineiro e toda a sociedade a participarem deste movimento em defesa da manutenção do Teatro.

(Incluída em 24/04/2015 às 09:37)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524