conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Escrivães do interior participam de programa de atualização

AGIR II

Em prosseguimento ao programa de Atualização Gerencial do Interior (Agir II), promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), 98 escrivães de comarcas de vara única do interior de Minas Gerais, estão reunidos durante toda esta semana no Anexo I (rua Goiás, 229) do Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte.

O treinamento gerencial da 1ª Instância foi uma das demandas apontadas na pesquisa realizada pela Ejef, em 2006, junto a magistrados e servidores do TJMG. O Primeiro Agir foi realizado em 2001 e 2002.

Programação

Na manhã do dia 26/3, o diretor executivo da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Leonardo Machado, desejou as boas-vindas aos participantes. Em seguida, foi proferida uma palestra sobre “Reformas no Código de Processo Civil”, pelo juiz da 11ª Vara Cível da Comarca de BH, José do Carmo Veiga de Oliveira. A programação inclui também um encontro com o sindicato Serjusmig.

O superintendente da Ejef, desembargador Antônio Hélio Silva, fez a abertura dos trabalhos na parte da tarde e saudou os participantes do Agir. Destacou a importância dos valores humanos como ferramenta para prestar os serviços esperados pela sociedade. “Os resultados esperados pela sociedade só serão conquistados se magistrados e servidores se sentirem melhor para servir melhor”.

Para o magistrado, “a vida só tem sentido se servirmos. Se não servirmos, a vida não tem sentido, é vazia. Assim, a realização do Agir visa aprimorar o servidor para prestar um serviço de qualidade à sociedade”.

O desembargador ressaltou que a Justiça está buscando mudar sua imagem que, antes, era hermética, e agora deve associar-se ao ser humano. Magistrados e servidores devem buscar a mesma direção de bem servir, consagrando o respeito humano, a compreensão das diferenças e o espírito solidário. Nesse cenário, a Escola Judicial vem implantando seu modelo para formar magistrados e servidores pautado no domínio técnico e na formação humana qualificada.

A programação da tarde incluiu painel com diretores executivos do Tribunal com o tema “Por Dentro do TJ”, com explanação sobre os vários setores da Instituição. Esse painel foi aberto pela diretora executiva da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), Maria Nice Fonseca.

Até amanhã (30/3), os escrivães estarão no Edifício Mirafiori (rua Guajajaras, 40, 18º andar), sede da Ejef, atualizando seus conhecimentos em relação aos seguintes temas: Processos de Trabalho, Siscom, Gestão com Pessoas e Avaliação de Desempenho.

No encerramento da programação, na sexta-feira, está prevista a palestra “Do Tripalium ao Trabalho: considerações sobre SERVIR no Judiciário”, com o secretário especial da Presidência, Luiz Carlos Gonçalo Elói.

O próximo programa de atualização de escrivães vai ser direcionado aos servidores de varas mistas do Estado.

Fonte: Site do TJMG.


(Incluída em 29/03/2007 às 12:00)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524