conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Deputados tentaram destruir os processos

TCE

Quase um ano antes do incêndio que destruiu provas no TCE, presidente da Assembléia apresentou projeto de lei prevendo apagar prestações de contas e documentos do tribunal

Onze meses antes do incêndio criminoso no Tribunal de Contas do Estado (TCE), deputados estaduais tentaram fazer, por meios legais, o mesmo que os incendiários conseguiram fazer, mais tarde, com o fogo: destruir milhares de processos que continham provas de desvio de dinheiro público.

Em maio de 2001, o então presidente da Assembléia Legislativa, Antônio Júlio (PMDB), propôs um projeto de lei (PL) dispondo sobre a destruição de documentos do TCE. Pelo projeto, todas as prestações de contas anteriores a 1997 ainda não analisadas pelo tribunal deveriam ser transferidas para o arquivo morto. Ainda de acordo com a proposta, a cada seis meses o TCE deveria destruir o arquivo morto.

O tribunal tem a atribuição de fiscalizar as contas do governo do estado, da administração indireta (autarquias, empresas públicas etc.), da Assembléia Legislativa, do Judiciário, do Ministério Público e das 853 prefeituras e câmaras municipais de Minas. As auditorias do órgão podem resultar na condenação de políticos, autoridades e empresas. Caso a projeto de Antônio Júlio fosse aprovado, seriam destruídos mais de 18 mil prestações de contas, segundo cálculos feitos pelo tribunal. Na época, o PL foi apelidado pela oposição de Projeto Queima de Arquivo.

Na justificativa apresentada com o projeto, Antônio Júlio afirmou que o grande número de prestações de contas pendentes no TCE “dificulta e emperra os trabalhos do órgão”. Segundo o deputado, o objetivo da proposta era “agilizar os trabalhos do tribunal, tendo em vista o princípio da eficiência introduzido na Constituição”. Antônio Júlio exortou seus colegas a abraçarem sua causa: “Conto com o apoio dos colegas parlamentares à aprovação deste projeto de lei”, escreveu ele, na justificativa do PL.

MAIORIA APROVA Levado à Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, o projeto recebeu parecer contrário do relator, deputado Sávio Cruz (PMDB), que o julgou inconstitucional. O parecer de Cruz, entretanto, foi rejeitado pela maioria de seus colegas de comissão, em 26 de junho de 2001. E assim o projeto continuou tramitando. Nove meses e meio depois aconteceu o incêndio no TCE. As chamas consumiram mais de 3 mil prestações de contas, muitas dos quais continham provas de desvio de verbas públicas, superfaturamento, licitações fraudulentas, nepotismo, entre outras.

Entre a papelada destruída estavam prestações de contas da Associação Feminina de Assistência Social (Asfas), entidade beneficente da Assembléia Legislativa que distribuía cerca de R$ 20 milhões por ano. Já naquele época, a Asfas era sinônimo de desvio de dinheiro público. Nas décadas de 1980 e 1990, por indicação de parlamentares, a Asfas enviou o equivalente a milhões de dólares para entidades filantrópicas fantasmas, algumas delas pertencentes a parlamentares. Os escândalos acabaram provocando a extinção da entidade.

A Asfas acabou, mas as provas dos crimes cometidas na entidade continuavam arquivadas no TCE. Com o incêndio no tribunal, tudo foi destruído. Depois do incêndio, o projeto de Antônio Júlio caiu no esquecimento. Acabou sendo arquivado, em janeiro de 2003, no final da legislatura, conforme determina o regimento interno da Casa. Em abril daquele mesmo ano, no início da nova legislatura, Antônio Júlio ainda desarquivou o PL, mas, dois meses depois, acabou desistindo de levar a proposta adiante.

MANDANTES OCULTOS Conforme noticiou o EM na segunda-feira passada, o Ministério Público estadual vai denunciar, nos próximos dias, três servidores graduados do TCE como responsáveis pelo crime. Os mandantes, contudo, ficarão fora da denúncia, por falta de provas. Segundo o MP, Rui Costa, funcionário que ocupou vários cargos de confiança e se aposentou no ano passado, seria o responsável direto pelo incêndio. Costa teria contado com a omissão proposital de Wallace Oliveira Chaves (diretor-geral na época do episódio e ainda na ativa) e Hugo Oliveira Veloso (coordenador de segurança do órgão quando ocorreu o incêndio, cargo que ocupa até hoje).

Fonte: Estado de Minas
(Incluída em 03/09/2007 às 08:05)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524