conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Destaques

Receita recebe declaração a partir de hoje

IMPOSTO DE RENDA

A Receita Federal recebe a partir de hoje a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007. O prazo vai até 30 de abril. A expectativa do órgão é de receber 24,5 milhões de documentos, 1 milhão a mais do que em 2007. Os contribuintes devem ficar atentos com os hackers, que também devem aumentar a atuação a partir de hoje.
A Receita criou um sistema de consulta na internet para o contribuinte ter acesso ao número do recibo de envio da declaração. O sistema vai estar disponível a partir de sexta-feira. O número do recibo da entrega passou a ser exigido para o envio da declaração do IR a partir deste ano. A exigência gerou protestos, pois o contribuinte que tivesse perdido o número do recibo, teria que ir pessoalmente a uma unidade de atendimento da Receita para recuperá-lo.
A Receita também tornou obrigatória a informação do número do CPF ou CNPJ do beneficiário de pagamentos e doações para quem declarar pelo modelo completo. A regra se aplica, por exemplo, a médicos e dentistas. E reduziu de 21 para 18 anos a idade que passa a ser obrigatória a informação do CPF do dependente. As novas regras vão restringir ainda as declarações em formulário de papel, que responde por menos de 2% do total de declarações. No ano passado, foram entregues 304 mil por esse meio. Este ano, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis de pessoas físicas ou do exterior não poderá fazer a entrega da declaração por formulário, assim como quem incluir dependentes que tenham tido alguma renda no ano passado, mesmo que não for tributada.
São obrigadas a apresentar o documento as pessoas físicas que receberam mais do que R$ 15.764,28 no ano passado. As declarações podem ser feitas de três formas: pela internet, com download do programa na página da Receita; por meio de disquete nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal; ou em formulários, nas agências de Correios, ao custo de R$ 3,50.
CRÉDITO A partir de hoje, quando for financiar a compra de uma geladeira, um fogão, um carro, mesmo por leasing, ou um imóvel, o consumidor vai ser informado sobre um novo referencial na operação – o Custo Efetivo Total (CET). Na prática, significa duas coisas: primeiro, que bancos e financeiras vão ter de juntar numa única taxa, expressa na forma anual, os juros e todos os demais custos embutidos numa operação de crédito. Segundo, que o consumidor vai poder comparar de forma eficaz as condições para uma mesma operação de crédito em várias instituições.

Fonte: Estado de Minas
(Incluída em 03/03/2008 às 08:30)

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524