Retorna ao índice de Destaques Consulta Processual: nova forma de acesso (03/09)
O TJMG vai modificar a forma de acesso ao serviço de consulta processual disponível no Portal, para garantir maior estabilidade no sistema e reduzir o uso de mecanismos automatizados de busca para acesso ao banco de dados, no horário forense.
A partir do dia 3 de setembro, será implantado o uso do CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart), também conhecido como teste de turing reverso. Ao acessar a consulta o usuário deverá digitar os caracteres apresentados no quadro, como o exemplo abaixo:
O recurso técnico segue os padrões já adotados em outros sites da internet, como exemplo, dos sites dos Tribunais de Justiça de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Pernambuco. No TJMG, o Diário do Judiciário Eletrônico (Dje) já utiliza o recurso. O uso da ferramenta assegura que programas de busca automática, também conhecidos por “robôs”, não causem prejuízo aos demais usuários e, consequentemente, à disponibilidade do Portal. O sistema CAPTCHA só será exigido no horário forense, de 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.
O novo sistema é adaptado aos deficientes visuais e permite ao usuário ouvir os caracteres e efetuar sua pesquisa normalmente.
A implantação do sistema cumpre determinação da Portaria 2.336, publicada no DJe de 22/07/2009.
Fonte: Site do TJMG / Assessoria de Comunicação Institucional
(Incluída em 13/08/2009 às 14:17)
|