Retorna ao índice de Destaques Fernando Fiuza expõe pinturas inéditas na Galeria do Fórum
EXPOSIÇÃO
As paisagens predominam na exposição de pinturas que o artista plástico Fernando Fiuza inaugura no dia 18 de abril, terça-feira, às 19 horas, na Galeria de Arte do Fórum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto). O artista vai mostrar cerca de 12 pinturas inéditas, em acrílica sobre tela, a maioria feita especialmente para esta exposição. A mostra estará aberta ao público de 19 de abril a 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
A Galeria de Arte integra o Espaço Cultural Fórum Lafayette, coordenado pela Assessoria de Comunicação Institucional – Núcleo Fórum Lafayette, com o apoio da Direção do Foro da Comarca de Belo Horizonte e patrocínio do Banco do Brasil. Os expositores da Galeria do Fórum são rigorosamente selecionados e convidados, entre artistas consagrados, por uma Comissão Curadora.
Fernando Fiuza nasceu em 1953, em Belo Horizonte, e iniciou sua carreira artística nos anos 70. Hoje, é o que se pode chamar de multiartista, atuando em diversas frentes. Além de dedicar-se ao desenho e à pintura, tem destacada atuação como fotógrafo e ilustrador. O artista já mostrou seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas. Como professor, ministra cursos em seu próprio ateliê e coordena oficinas promovidas por faculdades e centros culturais. É, ainda, integrante do conselho curador da Fundação Municipal de Cultura.
Na fotografia, Fernando Fiuza especializou-se em clicar artistas da música, trabalho que lhe rendeu até um livro, intitulado "Retratos da Música", com fotos de Milton Nascimento, Wagner Tiso e Samuel Rosa, vocalista do Skank, entre outros. Seja com suas fotos ou com a criação de projetos gráficos, Fernando Fiuza já participou da elaboração de mais de cem capas de CDs, para artistas como Gilberto Gil, Toninho Horta, Juarez Moreira e Belchior. Ilustrou, ainda, livros de Thiago de Mello, Malu Praxedes, Alda Stutz, Kiko Ferreira e Manoel Lobato, entre outros autores.
CIDADES
Fernando Fiuza selecionou para sua nova exposição uma série de telas com temática variada, mostrando desde figuras humanas até paisagens do campo e da cidade. "Minha temática é a própria pintura. Não tenho preocupação com temas, mas com a pintura em si", diz o artista.
Nesta exposição na Galeria do Fórum, as paisagens predominam, mas Fernando Fiuza observa que elas não retratam lugares específicos, sendo antes fruto de seu imaginário. "São cidades que não existem, na verdade. São paisagens da imaginação. Às vezes, as pessoas vêem uma tela minha e dizem ‘conheço essa cidade’, mas as cidades, na realidade, são todas muito parecidas. Acho que minhas telas têm muito a ver com Minas, com o cerrado e com o cinema", diz o artista, que selecionou também algumas figuras humanas para a exposição. "Adoro gente. Adoro desenhar pessoas", resume.
Fonte: Site do TJMG. (Incluída em 11/04/2006 às 09:30)
|