Retorna ao índice de Destaques Eleições: Anastasia governador, Serra e Dilma no 2º Turno e 28 novatos na AL
Em Minas Gerais, não haverá segundo turno para a escolha do Governador. A chapa Antônio Anastásia/Alberto Pinto Coelho (PSDB/PP) sagrou-se vitoriosa, já no primeiro turno (3/10/2010), obtendo mais de 60% dos votos válidos (descartados brancos e Nulos). Para a presidência do País, entretanto, Dilma Roussef (PT) e José Serra(PSDB) voltarão à disputa no último domingo de outubro (dia 31). A terceira colocada no pleito presidencial, Marina Silva (PV), quer uma plenária ampliada do partido, a fim de definir que posicionamento adotará. No Senado, os novos representantes de nosso Estado serão Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS).
Com quase 100% das urnas apuradas em Minas, a Assembléia Legislativa (ALMG) aparece com cerca de 40% de renovação (menor do que em 2002 e 2006). Com isso, em 1º/2/2011, assumirão um lugar no parlamento Estadual 28 “novos” deputados (a maioria desses eleitos já atua na política: há ex-deputados e membros dos parlamentos Federal e Municipal).
Entre as maiores legendas, as bancadas do PSDB e DEM na ALMG diminuíram, perdendo, respectivamente, três e quatro lugares. Já o PT e o PCdoB cresceram, ambos com um novo assento cada. Assim, os três maiores grupos da ALMG, a partir de 2011, serão, nesta ordem: PSDB, PMDB e PT. Os deputados Padre João e Weliton Prado (ambos do PT), aliados constantes do SERJUSMIG em ações na ALMG, a partir do próximo ano, representarão Minas Gerais na Câmara Federal. Dos atuais deputados estaduais, 65 foram candidatos à reeleição, mas apenas 49 conseguiram vencer. Fontes: ALMG e TRE
(Incluída em 04/10/2010 às 10:13)
|