Retorna ao índice de Destaques Justiça em Questão explica as medidas judiciais de urgência
JUSTIÇA EM QUESTÃO
O processo judicial pode ser demorado, muitas das vezes, deve passar pelas etapas exigidas pela legislação, como produção de provas, audiências e perícias judiciais. Porém, há casos em que o cidadão não pode esperar pela sentença do juiz. O Judiciário tem soluções para essas emergências, como: o habeas corpus, o mandado de segurança, e as liminares, por exemplo. E é sobre essas e outras medidas, que o programa vai tratar nessa edição, em que o entrevistado é o desembargador Ernane Fidelis, processualista respeitado nacionalmente.
O Justiça em Questão é um programa produzido pela Assessoria de Comunicação do TJMG, com o objetivo de abordar, em linguagem simples e didática, questões envolvendo o direito do cidadão e a atuação do Judiciário para solucionar os conflitos. O programa é dividido em quatro blocos, com reportagens, entrevistas, participação popular e o personagem Professor Justino, que traduz do “juridiquês” para o português coloquial, os verbetes que despertam dúvidas ao longo de cada bloco. Temas importantes como : “Danos Morais” , “Tóxicos” e os “10 anos dos Juizados Especiais” , foram alguns dos tópicos já abordados no programa. E entre as próximas pautas, estão o “Novo Código Civil” e as “Varas Empresariais”.
O programa conta com o apoio do Banco do Brasil e tem horários de transmissão e reprises variados. Exibições pela TVC - Canal 13: 2ª feira - 18h30; 4ª feira - 23h; 5ª feira - 21h; sábado - 18h. Pela TV Justiça - Canal 7, o Justiça em Questão vai ao ar toda 4ª feira - 18h; 6ª feira - 10h; sábado - 12h30. Sugestões de temas e críticas ao programa podem ser feitas pelo e-mail professorjustino@tjmg.gov.br
Fonte: Site do TJMG. (Incluída em 21/08/2006 às 10:00)
|