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A intensa, árdua e dedicada rotina dos Servidores do TJMG


A rotina de trabalho dos Servidores da Justiça de 1ª Instância de Minas Gerais é intensa e requer sempre muito empenho e muita dedicação. Nos últimos anos, a demanda de processos mais que quadruplicou, enquanto o quadro de pessoal, bem como os espaços físicos das Secretarias, continuam praticamente inalterados.

Essa realidade hostil vem provocando cada vez mais adoecimento nos servidores e, consequentemente, prejudicando a qualidade e a celeridade da prestação jurisdicional.

É por isso que o SERJUSMIG trava intensa e constante batalha em favor da majoração do quadro de pessoal e pela melhoria das condições de trabalho.

Mesmo diante deste cenário tão adverso, diariamente os servidores se esforçam ao máximo para que suas atividades sejam desempenhadas da forma mais eficiente possível.

Em seu dia a dia, os servidores desempenham tarefas complexas, que exigem muito esforço físico e mental, demandando profundo conhecimento das funções e dos procedimentos, muito discernimento e muito tato para lidar com os mais diferentes públicos.

Para mostrar um pouco do cotidiano dos servidores, o SERJUSMIG visitou alguns postos de trabalho e colheu depoimentos que contam um pouco dessa rotina.

Gostaríamos que outros colegas também relatassem ao Sindicato as atividades que desempenham e as dificuldades diárias pelas quais passam, para que possamos ampliar esta série de reportagens sobre o nosso tão árduo dia a dia.*

Esperamos, assim, demonstrar a toda a sociedade a realidade das comarcas mineiras, o perfil dos trabalhadores e, principalmente, retratar o fundamental papel que exercem no funcionamento da máquina judiciária. Temos dito sempre: Sem o servidor, não há justiça! E agora a idéia é demonstrar isto.

Escrivã e Oficial de Apoio
A escrivã de carreira, Beatriz Carneiro (foto) trabalha no TJMG há 30 anos. Gerenciando a 4ª Vara Municipal há 10 anos, ela já passou por outras duas secretarias da Justiça de 1ª Instância do Tribunal, durante os 20 anos em que trabalhou como oficial de apoio. Como os outros escrivães do Tribunal, entre as muitas funções que desempenha no ambiente de trabalho, Beatriz é responsável pelo gerenciamento da secretaria, promoção do andamento dos processos, verificação dos processos para conclusão e também para envio ao Ministério Público, cobranças de autos fora de cartório além do prazo legal, expedição de certidões para as partes, promoções nos processos de conflitos.

Na 4ª Vara Municipal, os 11 servidores, dois adolescentes trabalhadores e três estagiários da Prefeitura que lá trabalham, são responsáveis por cerca de 15 mil processos. Segundo Beatriz, a situação já esteve bem pior. “Somos uma das varas com menor número de processos. Já tivemos 30 mil aqui e conseguimos baixar pela metade. Temos uma meta na nossa secretaria mensal e faz um ano que estamos conseguindo cumpri-la”, diz ela, ressaltando a importância da união e empenho da equipe nos bons resultados obtidos.

Na 3ª vara Criminal do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, a Oficial de Apoio Sheilla de Abreu, há 11 anos vive diariamente a rotina da secretária. “Juntamos as petições, expedimos ofícios, enviamos guias à Vara de Execução Criminal (VEC), fazemos alvarás de soltura, recebemos processos do Ministério Público, da Defensoria Pública e damos a eles a movimentação necessária. Muitas vezes, dependendo da urgência, precisamos encaminhá-los ao juiz no mesmo dia”, relata Sheilla. Além disso, os Oficiais de Apoio precisam se revezar no atendimento ao balcão, publicar sentenças e expedir mandados para audiência, de intimação, de prisão e de soltura e no sistema Rupe (Repositório Unificado de Procedimentos Eletrônicos).

Para que esse trabalho seja executado de forma eficiente, a Oficial de Apoio conta que é preciso que o servidor tenha bom conhecimento do Siscom, que é o sistema informatizado de controle processual, de forma a favorecer maior produtividade e facilitar a localização dos processos pelos cidadãos que o acessam. “Principalmente, é importante que o servidor saiba o que deve ser priorizado, e disso depende um discernimento que só é construído com muita experiência e conhecimento”, argumenta.

*Entre em contato conosco pelo e-mail imprensa@serjumisg.org.br ou pelo telefone (31) 3025-3515, das 8h às 19h.
(Incluída em 28/08/2014 às 19:57)

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