Retorna ao índice de Destaques Encontro na UFMG debate a criminalização dos movimentos sociais e grevistas, com expressa solidariedade ao SERJUSMIG
No dia 14/9, os organizadores do coletivo “Pensando o Movimento” realizaram na Escola de Direito da UFMG um encontro entre acadêmicos, universitários, sindicalistas e advogados, que debateram a "Criminalização das lutas e o direito de greve". O evento foi coordenado pelos advogados Luciano Pereira e Daniela Muradas, que logo no início do debate decidiu vestir a camiseta “Cala a Boca já morreu”, pela qual o SERJUSMIG vem denunciando as dificuldades enfrentadas em seu direito à liberdade de expressão.
Em entrevista ao programa "Agenda Minas", o advogado do SINTECT-MG, Raimundo Costa, advertiu: "O que está acontecendo com o SERJUSMIG pode vir a acontecer com todos os sindicatos. Não podemos comungar com esse estado de exceção!"
Já Daniela Muradas, enfatizou: "Devemos lutar pela realização dos direitos sindicais e não pela sua criminalização."
Ao final, o dirigente do SERJUSMIG, Rui Viana, fez um balanço de toda a solidariedade que os movimentos sociais vêm demonstrando neste momento ao SERJUSMIG. “Os sentimentos de perplexidade e indignação são frequentes em cada um dos movimentos para os quais o SERJUSMIG vem sendo convidado a participar. Junto a eles, vem também uma fortíssima receptividade e imediata solidariedade de todos aqueles que, revoltados, passam a compreender a forma como o TJMG vem tentando silenciar seus trabalhadores”, analisa.
Clique aqui e assista à matéria.
(Incluída em 29/09/2015 às 14:50)
|