conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Direção do Sindjus/RS faz roteiro e mobiliza para assembléia geral unificada

Sindjus-RS

A direção do Sindjus/RS continua os roteiros pelo interior do Estado. Na primeira semana, de 10 a 14 de novembro, foram visitadas as comarcas de Pelotas, Bagé Santana do Livramento, Uruguaiana, São Borja e Santo Ângelo. Nesta semana, de 17 a 21, o roteiro iniciou em Santa Cruz do Sul e a direção já esteve também conversando com os trabalhadores de Vera Cruz, Agudo, Faxinal do Soturno, Candelária, Santa Maria, Júlio de Castilhos, Cruz Alta, Salto do Jacuí, Passo Fundo, Marau, Casca, Nova Prata e Veranópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi. Na sexta, está programada visitas as comarcas do Vale dos Sinos (Novo Hamburgo e São Leopoldo) e nos dias 24, 25 e 26 os roteiros serão nas comarcas do litoral norte. No dia 26 o Sindjus/RS já tem agendada reunião com o presidente do TJ e, no dia 28, a assembléia geral unificada com os servidores do Ministério Público, com indicativo de greve.
Durante as visitas, é feito uma avaliação da campanha salarial e do andamento das negociações com o Tribunal de Justiça. Também é reforçada junto aos trabalhadores, a importância da participação maciça da categoria na assembléia geral do dia 28 de novembro em Porto Alegre.

Momento decisivo

Esta assembléia acontece num momento importante para a categoria. Estamos construindo uma campanha salarial que, a cada fase, se fortalece e agrega cada vez mais trabalhadores. As assembléias iniciaram com 300 pessoas, passaram para 500 e na última foram mais de 800 trabalhadores.
As mobilizações deliberadas nestas assembléias foram realizadas na grande maioria das comarcas. E apesar da repressão e das ameaças do TJ, os trabalhadores não se intimidaram e, de forma criativa e organizada, construíram as paralisações e mostraram para a sociedade a situação da categoria, que está há quatro anos sem reposição e com perdas nesse nesse período que chegam a 30%.
Agora chegamos numa fase decisiva. Apesar de avançarmos na negociação em alguns
pontos, como o auxílio-refeição e a ginástica laboral, não temos ainda um índice de reajuste. Estamos em estado de greve e esta assembléia geral poderá ser decisiva para a deflagração do movimento, caso o TJ não apresente um índice que atenda a expectativa dos trabalhadores.

Importância da participação


Um dos argumentos do TJ para não divulgar o índice, já foi vencido. A relatoria do projeto do orçamento do Estado aprovou o mesmo com diversas emendas, mas nenhuma delas interfere nos recursos do judiciário. Na próxima semana, os deputados deverão votar em plenário o orçamento. Não há, portanto, nenhuma razão para que a administração do TJ adie por mais tempo a negociação de um índice de reposição para os trabalhadores.
Diante disto, é imprescindível que a assembléia geral unificada com os servidores do Ministério Público do dia 28 conte com a participação de todos os trabalhadores. A expectativa é de que na reunião agendada com o TJ para o dia 26 de novembro, seja apresentado um índice para ser levado à apreciação da categoria

Fonte: Site Sindjus-RS








(Incluída em 21/11/2008 às 07:46)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524