conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Mobilizado, serventuários aguardam definição da reposição salarial

Site Sind-Justiça-RJ

Dia 21 de maio tem assembleia decisiva

Os serventuários realizaram, na tarde do dia 13 de maio, mais uma rodada de protestos exigindo respeito à data-base da categoria (1º de maio). Desta vez, com o mote ‘sai da senzala, servidor!’ —, a data também é a da abolição da escravatura (?!) —, eles cruzaram os braços após às 15 horas, devidamente vestidos de preto.
“A paralisação atingiu várias comarcas e, apesar de não ser total, ela é um passo significativo que estamos dando em nossa Campanha Salarial. O protesto, como o do Fórum Central, também é contra as péssimas condições de trabalho que a categoria enfrenta em seu dia-a-dia no Tribunal de Justiça”, declarou Marta Barçante, vice-presidente do Sind-Justiça.

Definição do aumento

A próxima atividade da Campanha Salarial é a Assembleia Geral no dia 21 de maio, às 18h30, em Frente ao Fórum Central. A atividade ganha maior importância devido ao fato de que até lá, conforme afirmou o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Zveiter, será definido pelos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo o percentual de reposição salarial da categoria a ser enviado ao Órgão Especial.
“A categoria está alerta e, caso aconteça algum retrocesso nas negociações entre os Poderes, ela estará preparada para responder à altura. Sabemos que há caixa suficiente para viabilizar uma reposição salarial digna, bem como o respeito à nossa data-base”, diz Amarildo Silva, presidente do Sindicato.

ASSÉDIO MORAL NA BERLINDA

O assédio moral, esta praga do atual mundo do trabalho e que tanto males causa aos trabalhadores, será tema de duas atividades do Sind-Justiça

Peça ‘Assédio moral — uma comédia’

A peça mostra o assédio moral nos ambientes de trabalho. São cenas mostrando agressores e agredidos, sempre sob forma de comédia. O Núcleo de Teatro do Sind-Justiça utiliza pantomimas e técnicas de clown (palhaço) para sublinhar as situações vexatórias. O código utilizado é o nariz de palhaço que, na peça, todo trabalhador usa quando está sendo assediado.
A estreia aconteceu em 7 de maio e a temporada se estenderá por todas as quintas dos meses de maio e junho. Ao final dos espetáculos, haverá bate-papo com pessoas que pesquisam o assunto. A iniciativa é dos Departamentos de Esporte, Cultura e Lazer e de Formação Político-Sindical do Sind-Justiça.

Debate ‘Sofrimento no trabalho e assédio moral’

Já no dia 26 de maio o Sind-Justiça realiza o debate com as participações de André Luiz D. Araújo (técnico judiciário do TJRJ, lotado na 5ª Vara Cível da capital), Ana Paula Alves Pacheco (assistente social do TJRJ e especialista em Gestão de Pessoas/ UFF) e João Batista Ferreira (psicólogo e doutorando em Psicologia/UnB).
A iniciativa é do Departamento de Formação Político-Sindical. A mediadora é a sua diretora, Márcia Canena. O debate começa às 18h30, no auditório do Sindicato.

FIQUE POR DENTRO

Péssima ideia...

A Corregedoria-Geral fez publicar no Diário do dia 13 um ato em que manda escrivães e RE’s observarem o ponto do dia após às 15 horas, justamente no horário em que teriam início as paralisações dos serventuários.

Horas para a Esaj

O debate sobre assédio moral, no dia 26 de maio, e a peça sobre o tema valem horas de capacitação para a Esaj: três e duas horas, respectivamente.

11ª e 12ª VFP’s

A situação das duas varas, ainda que não resolvida — isso só será possível quando os dois cartórios forem transferidos para um local salubre e seguro — já não é tão drástica. Apesar do sistema central de ar condicionado do prédio não ter sido consertado, as VFP´s contam com refrigeração cedida por uma agência bancária vizinha.

Fonte: Site Sind-Justiça-RJ


(Incluída em 21/05/2009 às 09:28)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524