conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Servidores em Pernambuco acompanham em telão o julgamento do STF

Sindicato dos Servidores do Estado de Pernambuco, organizou para esta quinta-feira, 16/02, às 14:00 horas, uma grande manifestação juntos com as mais de 47 Entidades da sociedade civil organizada, para acompanhar, diretamente de Brasília – DF, através de um telão, a Sessão Plenária do Supremo Tribunal Federal – STF, que julgará a Ação de Constitucionalidade da Resolução nº 07/2005, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que determina o fim do nepotismo no Judiciário.

Nota de repúdio: Sindicato repudia declarações do novo presidente do TJPE

O Sindicato dos Servidores de Justiça de Pernambuco vem, perante os servidores e seus familiares e a sociedade Pernambucana, REPUDIAR as declarações prestadas pelo novo Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fausto Freitas, ao Programa Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo, desta terça-feira (14/02), onde faz uma defesa da prática do nepotismo, nos seguintes termos: “O bom é que o parente veste a camisa, não tem hora para sair, diferente do concursado, que sai sempre à mesma hora e só volta no dia seguinte”. Aduzindo, ainda, que seu papel não é defender o nepotismo, mais sim, os limites dessa prática. Além de lamentáveis, não condiz com a verdade e merece o repúdio de todos os servidores concursados, bem como da própria sociedade.

Equivocadamente, o Exmo. Des. Presidente assume a defesa da prática de nepotismo no momento em que toda a sociedade brasileira se dispõe contra a mesma, e traz a tona uma discussão mais profunda sobre os serviços prestados pelo Poder Judiciário.

O engessamento deste Poder não se encontra nos serviços prestados pelos servidores efetivos e sim, na falta de mais servidores concursados, haja vista que hoje há um déficit de mais de 450 cargos, além de faltar Juízes, Promotores de Justiça e Defensores Públicos.

É com tristeza que a classe dos servidores do Poder Judiciário recebe as palavras do novo Presidente do Tribunal, que no mínimo deveria respeitar aqueles que fazem funcionar a máquina Judiciária, sem medir esforços, com salários defasados em mais 103%, trabalhando em horário extraordinário, além dos plantões nos sábados, domingos e feriados e não receber por esta labuta; onde os Juízes e Desembargadores, que não tem cartão de ponto a ser assinado, tiveram um ganho real em mais de 200% em seus subsídios nos últimos 08(oito) anos.

Na verdade, quem não veste a camisa são aqueles Magistrados que se utilizando da prática do nepotismo, contribuem para a desmoralização do Poder Judiciário perante a sociedade, bem como ferindo os Princípios Constitucionais da Moralidade, Impessoalidade, Eficiência, dentre outros.

O Sindicato esteve nesta terça-feira (14/02) no gabinete da Presidência do Tribunal solicitando audiência para tratar deste episódio e de outros assuntos de interesse da categoria.

Fonte: Site do Sindjupe

(Incluída em 16/02/2006 às 11:03)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524