conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Sem Negociação, a Categoria segue mobilizada

Rio de Janeiro

Daqui não saio, daqui ninguém me tira...

A realidade dos serventuários vai de mal a pior. Vítima de fortes cobranças de produtividade com o Meta 2, a categoria amarga o aumento de doenças ocupacionais, do assédio moral, com a carência de servidores concursados e com o aumento da jornada de trabalho.

Em contrapartida, a Administração do TJRJ permanece totalmente insensível às justas reivindicações dos serventuários. Até mesmo o que parecia ser simples, como o retorno do auxílio-alimentação/refeição nos afastamentos legais, se transforma numa ‘novela’, onde a Presidência do Tribunal segue sem assinar sua regulamentação.
Indignada com tudo isso, a categoria participou dos atos realizados no dia 12 de novembro. Dando um importante exemplo de consciência, serventuários da Capital (Fórum Central, Méier, Campo Grande e Ilha do Governador), além dos das Comarcas de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói, Teresópolis, Guapimirim, Volta Redonda, Resende e Barra Mansa foram às ruas, denunciando as mazelas do TJRJ e exigindo respeito e valorização de quem nele trabalha.

Sem negociação

Enquanto os servidores dão o seu recado, a Presidência do Tribunal continua sem receber os dirigentes do Sindicato, impossibilitando assim que as negociações a respeito da pauta interna da categoria sejam feitas. Já foram solicitadas diversas reuniões com o desembargador Luiz Zveiter, mas nada disso surtiu efeito.
Diante disso, o Sind-Justiça protocolou no último dia 10 de novembro um Requerimento formalizando o pedido de uma reunião da entidade com o magistrado, a fim de que possam ser tratadas questões de interesse da categoria.

Luta que segue

Os atos do dia 12 contaram com um número maior de servidores, dando provas que nem todo mundo se deixa enganar pelos boatos da ‘rádio corredor’, a mesma que insiste em falar que a ação dos 24% já está prestes a ser paga. A experiência nos diz que todas as conquistas da categoria não caíram do céu, mas sim pelas heróicas lutas dos serventuários.
“Ainda nos falta muito em termos de mobilização, a única forma para conquistarmos as nossas tão desejadas reivindicações, mas confio na força que esta categoria tem. Vamos seguir a luta, somando forças, com unidade e raça. Afinal, água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, declarou Amarildo Sil-va, coordenador-geral do Sind-Justiça.

AÇÃO DOS 24% TEM DISTRIBUIÇÃO GARANTIDA, MAS FALTA RELATOR

A ação dos 24% (ex-70,5%) tramita a ‘passos de tartaruga’ no Supremo Tribunal Federal (STF). A última é que ele foi autuado no dia 12 de novembro, através da publicação de Agravo de Instrumento (AI/775425). Com a distribuição garantida, falta agora ser designado o ministro relator da ação.
A diretoria do Sindicato está buscando de todas as formas possíveis agilizar o processo, inclusive agendando uma ida ao próprio STF. Enquanto isso, todos podem fazer a sua parte, participando do abaixo-assinado pelo imediato pagamento da ação dos 24%. O documento será enviado ao Supremo assim que for definido o relator. E não se esqueça: boatos infundados só servem para nos algemar à passividade...

FIQUE POR DENTRO

Assédio moral, não! Após várias denúncias e de ter recebido diversos documentos sobre a prática de assédio moral, o Sind-Justiça deu entrada, no último dia 10 de novembro, num Processo Administrativo contra a diretora da Central de Mandados de Varas Cíveis da Capital.

Na caneta. Seguem circulando nos locais de trabalho dois abaixo-assinados: um pelo imediato pagamento da ação dos 24% e outro contra à jornada de 9 horas e pelas licenças dos dirigentes sindicais. Os documentos também estão disponíveis em nosso site.

Sem refresco! Diante de todas as notícias sobre corrupção divulgadas pela mídia comercial e que envolvem diversos magistrados, o Sind-Justiça se manifesta pela devida investigação dos fatos e, caso as denúncias sejam comprovadas, que os culpados sejam punidos. Em tempo: esta posição consta na carta à população que o Sindicato distribuiu no ato do dia 12 de novembro.

DE OLHO NA AGENDA!
» 24/11 (terça-feira): assembleia geral da categoria. Em frente ao Fórum Central, às 18h.
» 26/11 (quinta-feira): palestra sobre saúde e doenças ocupacionais, com Antonio Neto, técnico em acidente do trabalho e diretor do Ilaese. No auditório do Sindicato, às 19h.
» 27/11 (sexta-feira): reunião do Conselho de Representantes Zonais (CRZ). No auditório do Sindicato, a partir das 13 horas.
» 07/12 (segunda-feira): ato dos aposentados e pensionistas do TJRJ. Às 15 horas, na entrada da Av. Pres. Antonio Carlos do Fórum Central.


Fonte: Site Sind Justiça RJ

(Incluída em 19/11/2009 às 07:11)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524