Retorna ao índice de Giro Sindical Sind-UTE/MG cobra concurso
Educação
Na quinta-feira, 16/12, a coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, acompanhada de trabalhadores da área, acompanhou Audiência Pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerida pelo deputado Padre João (PT), a reunião objetivou, entre outros pontos, tratar da imediata realização do concurso para Educadores do Estado. Segundo informações do site do Sind-UTE/MG, divulgadas nesta segunda, 20/12/2010, o edital de tal concurso deveria ter sido publicado até o final de julho/2010 (obedecendo ao acordo firmado com a categoria para o fim da greve deste ano) .
Entretanto, os representantes do Governo teriam afirmado não haver ”condições de divulgar o edital” . Haveria a “a intenção”, mas sem condições de definir data. No texto publicado no site, Beatriz Cerqueira relata que a cláusula 4ª do acordo firmado entre professores e o Governo, com o aval da Assembleia (assinado em 25 de maio, encerrando greve de 47 dias) previa a publicação do edital do concurso para julho deste 2010. A sindicalista relembrou, ainda, que, diante da não-publicação do edital no prazo acordado, em 24 de agosto, os Educadores se reuniram com a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag/MG). O edital, então, ficou “previsto” para 20 de setembro. Desde então, não teriam sido realizadas quaisquer negociações. Para agravar o quadro, Beatriz relata que outras cláusulas do “ACORDO” também foram descumpridas (como aquela que previa anistia total dos dias de greve)
A falta de “esclarecimentos suficientes” sobre a realização do concurso teria levado a Comissão a recorrer ao líder do governo, deputado Mauri Torres (PSDB). Este teria se comprometido a contatar a Seplag/MG em breve. Para o deputado Padre João, o encerramento do ano sem a definição da data do concurso e da inclusão das disciplinas de filosofia, sociologia e ensino religioso seria "um desrespeito à Assembleia” . A despeito desse desapontamento, Beatriz Cerqueira desabafa que “O Sind-UTE/MG tem disposição e resistência suficientes para exigir o cumprimento do acordo firmado com o governo em maio último. Por isso, a categoria se mantém forte e unida” . O SERJUSMIG respeita e apóia a luta dos colegas da Educação. Parabéns pela garra!
(Incluída em 20/12/2010 às 17:15)
Retorna ao índice de Giro Sindical |