conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

AL aprova reajuste para professores do RS

REAJUSTE

Sob forte protesto de professores, que lotaram as galerias da Assembléia Legislativa nesta segunda-feira (3), os deputados aprovaram projeto de lei que reajusta os vencimentos do magistério gaúcho em 8,57%, a serem pagos em quatro parcelas.

Os professores pediram a suspensão da sessão plenária para que deputados e comando de greve do magistério fizessem uma última tentativa junto ao governo do Estado de melhorar a proposta. A esperança foi soterrada com a derrota de requerimento apresentado pelas bancadas do PT e PC do B, pedindo preferência para a votação de três emendas apresentadas pelos deputados petistas, aumentando o índice de reposição e reduzindo o prazo de parcelamento do reajuste.

O anúncio do resultado da votação - 36 votos favoráveis ao projeto do governo e 14 contrários - foi acompanhado pelos professores que se postaram de costas para o plenário.


Até o encerramento da sessão extraordinária desta segunda-feira, a bancada do PT tentou negociar com os demais partidos a construção de emendas para melhorar a projeto do Executivo, rejeitado pelo magistério e considerado insuficiente pela oposição e até por parlamentares governistas.

O PT protocolou três emendas ao projeto do governo, elevando o índice de reposição, antecipando parcelas do reajuste e determinando a incorporação do abono, concedido em 1991, ao vencimentos básicos do magistério.

De acordo com a proposta dos petistas, a primeira parcela (2%) seria paga em abril, a segunda (1,2%) em junho, a terceira (1,2%) em agosto e a quarta (2,9%) em dezembro. O projeto do governo determina que os pagamentos ocorram em maio, outubro, dezembro e a última só em março de 2007. No governo passado, 20% da parcela autônoma já foram agregados aos salários da categoria.

Fonte: Jornal do Servidor.
(Incluída em 04/04/2006 às 10:00)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524