Retorna ao índice de Giro Sindical Em campanha salarial
FUNCIONALISMO
Em campanha salarial, servidores de algumas categorias do funcionalismo municipal fizeram na tarde de ontem manifestação de protesto na tentativa de pressionar a Prefeitura de Belo Horizonte a negociar e atender a pauta de reivindicações, entregue há mais de um mês, de acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Belo Horizonte - Sindibel.
Depois de se reunirem em assembléia na Praça da Estação, os servidores seguiram em passeata até a Secretaria de Administração, na Praça Afonso Arinos. A passeata, composta principalmente por trabalhadores da Educação, da BHTrans e Fiscalização, tumultuou o trânsito, o que exigiu paciência dos motoristas.
De acordo com o presidente do Sindibel, Robson Itamar, foi uma passeata de revolta contra o descaso com que a PBH tem tratado os servidores . Segundo ele, além de não negociar diretamente com as categorias, a Prefeitura encaminha projetos à Câmara Municipal, como o plano de carreira, o que, além de prejudicar os servidores ainda onera o erário público, pois acabam sendo alvos de ações judiciais, como o foi o caso dos funcionários do Hospital Odilon Behrens.
Os servidores reivindicam, entre outros pontos, reajuste salarial de 42%, para recomposição das perdas no período de 2000 a 2006; aumento do vale refeição de R$ 5,00 para R$ 12,00; pagamento dos precatórios e resolução das pendências das campanhas anteriores.
Na Secretaria de Administração os servidores foram recebidos pelo secretário adjunto Fernando Nogueira que prometeu agendar novas reuniões com representantes das categorias na próxima semana, conforme informou Robson Itamar. Os trabalhadores da rede municipal de ensino paralisaram as atividades ontem e participaram do protesto. Eles marcaram assembléia, com nova paralisação, para o próximo dia 29. De acordo com Cláudia Mendes, membro da diretoria colegiada do Sind-UTE, na próxima assembléia a categoria decide se entra ou não em greve, como fez ano passado, quando cruzaram os braços por um mês.
Fonte: Jornal Diário da Tarde. (Incluída em 18/05/2006 às 10:30)
Retorna ao índice de Giro Sindical |