conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Metrô pode parar amanhã e 4ª feira

GREVE

Usuários do metrô devem ficar sem o serviço amanhã e na próxima quarta-feira devido à greve geral de advertência anunciada pelos metroviários. A pauta de reivindicações da categoria tem 19 pontos, entre eles, aumento salarial, plano de cargos e salários e melhores condições de trabalho. Os trabalhadores não vão cumprir escala mínima, e todos os serviços ficarão parados. O metrô em BH tem 740 funcionários e atende cerca de 145 mil usuários por dia.

O presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindimetro), Sérgio Leôncio, informou que a categoria passou por seis rodadas de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), mas não obteve nenhuma proposta. Segundo ele, a empresa informou que o aumento depende da existência de orçamento. No entanto, acrescenta, com a atual folha de pagamento, o déficit da CBTU já atinge R$ 2 milhões. Para conceder reajuste de 3%, seguindo o IPCA, o déficit subiria para R$ 5 milhões e seria necessária suplementação orçamentária.

O plano de cargos e salários, conforme Leôncio, está sendo cobrado desde 2003 e estava previsto no acordo coletivo do ano passado. A categoria está pedindo, ainda, plano de saúde para os funcionários. Amanhã, os metroviários vão fazer vigília na Praça da Estação e, na quarta-feira, participam do Dia Nacional de Luta promovido pela CUT. Uma nova reunião entre trabalhadores e CBTU está agendada para o dia 29. Se não houver acordo, a greve deverá ser por tempo indeterminado.

A assessoria de imprensa do MetrôBH informou que a CBTU comunicou ao Ministério Público, por meio de ofício, a possibilidade de greve e espera que o órgão agende audiência hoje com as duas partes. A assessoria de imprensa da BHTrans informou que as linhas de ônibus que atendem as estações São Gabriel e Venda Nova deverão ser reforçadas.

Fonte: Jornal Hoje em dia.
(Incluída em 21/05/2007 às 09:45)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524