conteúdo [1] | acessibilidade [2]

 
 

Retorna ao índice de Giro Sindical

Estudantes da UFMG fazem manifestação pelo direito ao meio-passe

TRANSPORTE COLETIVO

Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Colégio Técnico (Coltec) e de escolas da região Noroeste de Belo Horizonte voltaram a se manifestar, ontem de manhã, pela aprovação do Projeto de Lei 1.029/06, em tramitação na Câmara Municipal, que prevê meio-passe pagamento de 50% da tarifa nos ônibus de Belo Horizonte. Os protestos ocorreram em dois pontos da região, na Avenida Antônio Carlos, em frente à portaria da UFMG, e na Praça São Vicente, no Bairro Padre Eustáquio. Por causa do protesto, o trânsito na pista lateral da Antônio Carlos foi fechado durante poucos minutos, o que provocou um pequeno congestionamento. No Padre Eustáquio, houve um princípio de tumulto entre os estudantes e os motoristas que queriam passar pela via pública, mas, com a chegada dos militares do 13º Batalhão da Polícia Militar, a situação foi contornada.

De acordo com o presidente da Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Ames), Guilherme Silva Pinto, aluno do 2º ano da Escola Estadual Governador Milton Campos (ex-estadual central), esta foi a primeira manifestação descentralizada do ano, o que faz parte da proposta de mobilizar a comunidade estudantil das nove regionais. A intenção do protesto é, além de cobrar agilidade na votação do projeto de lei, conscientizar a população sobre a importância desse projeto de lei e conseguir apoio. Grande parte dos estudantes abandona a escola por não ter recursos para o transporte , afirma. A associação pretende fazer outras manifestações como a de ontem em outras regiões da cidade e garante que elas serão mais freqüentes até que o projeto de lei seja aprovado.

Em tramitação desde julho do ano passado na Câmara Municipal, o projeto prevê o desconto de 50% no valor da passagem para os alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, com prioridade para jovens carentes que estudam em escolas longe de suas casas. O projeto recebeu parecer favorável do relator e está pronto para ser votado em primeiro turno.

Fonte: Jornal Diário da Tarde.
(Incluída em 24/05/2007 às 09:20)

Retorna ao índice de Giro Sindical

Rua Guajajaras, 1984 - Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31)3025-3500 - Fax: (31)3025-3524