Retorna ao índice de Giro Sindical Advogados Públicos e Defensores Públicos da União deflagram campanha salarial
CARREIRAS JURÍDICAS
Advogados Públicos e Defensores Públicos da União estão em campanha salarial para garantir que o governo cumpra o acordo firmado ano passado de recuperar as perdas salariais das carreiras jurídicas da União. Os membros dessas carreiras querem igualdade de tratamento com as demais funções essenciais à Justiça, o Ministério Público e a Magistratura.
Os dirigentes das entidades de classe da área jurídica federal organizaram-se em fórum permanente para coordenar as atividades da campanha salarial. Para presidir o fórum foi escolhido o presidente do SINPROFAZ, João Carlos Souto.
Integram o fórum as seguintes entidades: ANAJUR, ANAUNI, ANDPU, ANPAF, ANPPREV, APAFERJ, APBC, SINPROFAZ, SINPROPREV e UNAFE.
As entidades assinaram manifesto conjunto – Manifesto de Mobilização Nacional – que já foi entregue nos gabinetes dos ministros da AGU, Fazenda, Planejamento, Justiça, Casa Civil, Relações Institucionais, presidentes do Supremo e do STJ e secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.
O objetivo da mobilização é instalar mesa de negociações com o governo com ênfase na tabela de subsídio de maio de 2006, objeto do acordo não cumprido entre o ex-ministro da AGU, o presidente da República e o ministro do Planejamento. Pelo acordo, o governo iria formular projeto para aproximar remuneração entre as carreiras que compõem as Funções Essenciais à Justiça, o que não ocorreu.
A tabela a seguir demonstra, percentualmente, a atual diferença salarial entre os Advogados e Defensores Públicos da União, em confronto com os membros do Ministério Público Federal, todos integrantes das Funções Essenciais à Justiça, partícipes do mesmo pólo jurisdicional junto ao Judiciário Brasileiro.
Fonte: Site do DIAP. (Incluída em 25/05/2007 às 09:30)
Retorna ao índice de Giro Sindical |